Pular para o conteúdo principal

Uma saga da Internet em Cuba

Carlos A. Afonso -- 26-07-2022 (69 anos do ataque ao Quartel Moncada) Tal como em quase todos os países, a Internet em Cuba deu seus primeiros passos por iniciativa da comunidade acadêmica. Esses passos têm certas similaridades com o Brasil, em que…

Pura vida! Nossa experiência na RightsCon e outros encontros na Costa Rica

Por Oona Castro, diretora institucional do Nupef Retornei da Costa Rica em 13 de junho e só agora consigo contar um pouquinho das aventuras na Costa Rica. “Pura vida!” É assim que Costa Rica te recebe. A expressão serve pra tudo: ”bom dia!”, “boa…

Apresentando o Projeto Graúna para nossos pares

Nos últimos dias, tivemos duas oportunidades de apresentar o Projeto Graúna a pesquisadores, especialistas em tecnologia e parceiros da sociedade civil que têm, em comum conosco, uma preocupação com a memória na Internet. O Graúna surgiu dentro…

Nupef conversa sobre o Projeto Graúna na CryptoRave, em São Paulo

A memória na internet é um tema relevante e menos valorizado do que deveria. Com boa parte do conteúdo de interesse público produzido diretamente na esfera digital hoje em dia, muita coisa se perde, por motivos diversos. O Nupef tem entre seus…

Repudiamos os atos de afronta às instituições, à democracia e ao patrimônio em Brasília

Assistimos com assombro e tristeza às manifestações golpistas ocorridas no último domingo, dia 08 de janeiro. O Instituto Nupef repudia os atos de afronta às instituições, à democracia e ao patrimônio, perpetrados por meio de vandalismo por…

Há 30 anos, a Eco'92 marcava uma experiência pioneira de Internet no Brasil

  Você sabia que a Eco'92, conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento da ONU, realizada no Rio de Janeiro, foi marcada por uma experiência pioneira de internet no Brasil?  Pois é. O Carlos Afonso (CA) e a Oona Castro, nossos guardiões do…

Carta Aberta: Comunicação democrática é vital para democracia – uma agenda para o novo governo Lula

Um dos principais indicadores internacionais para medir o grau de amadurecimento de sociedades democráticas é a garantia do direito à comunicação. Ele se traduz na existência de um ecossistema comunicativo que permita às pessoas compreenderem os…

AlterNex 33 anos - um resumo histórico

Betinho, Carlos Afonso e Marcos Arruda no Ibase. por Carlos A. Afonso Em 18 de julho de 2022, o AlterNex -- um serviço de comunicação e informação e o primeiro provedor de serviços Internet brasileiro, criado pelo Instituto Brasileiro de…

Instituto Nupef participa da Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia

  O Nupef participou na última terça-feira (21/6) da VII Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ 2022). O evento reuniu pesquisadores e estudantes da área de arquivologia de todo o país entre os dias 20 e 23 de junho, e…

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.