Pular para o conteúdo principal

Segurança da Informação


O Nupef atua para promover boas práticas de segurança digital junto a organizações da sociedade civil e movimentos sociais, como parte da estratégia de resiliência e conectividade do terceiro setor. Acreditamos que a ampliação do acesso é fundamental para reduzir as desigualdades sociais, e, ao mesmo tempo, queremos contribuir para que esse acesso e toda comunicação realizada a partir dele sejam seguros.

A infraestrutura tecnológica e a expertise do Nupef contribuem para que organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidades implementem práticas inovadoras e seguras em ambientes digitais.

Por meio do Projeto Tiwa, o Nupef provê serviços web sem fins lucrativos exclusivo para organizações da sociedade civil, movimentos sociais e entidades educativas e de pesquisa. As funcionalidades do Tiwa garantem um ambiente de infraestrutura protegida para inovações, experimentações, processos de debate e formação, bem como serviços próprios do Nupef e dos seus parceiros.

Ao longo de 2020 e 2021, o Nupef promoveu oficinas de segurança digital para organizações da sociedade civil. Mais de 20 entidades participaram do programa, em oficinas exclusivas do Nupef ou em parceria com o DataPrivacy Brasil. O Nupef também procura dar orientações básicas de seguranças para quilombolas, indígenas e quebradeiras de coco quando implementa Redes Comunitárias em seus territórios.

Em 2022, o Nupef lança uma nova página com informações voltadas à segurança digital: o Caburé. Trata-se de um conjunto de resenhas sobre ferramentas, exercícios, recomendações e práticas de segurança digital para pessoas de organizações sem fins lucrativos e movimentos sociais.

O Nupef é, ainda, membro de diversas coalizões e redes organizacionais – no Brasil e no âmbito internacional – no campo da Segurança da Informação e dos Direitos Digitais.

Também é parte da estratégia de segurança digital do Nupef a salvaguarda de informações de interesse pública. Conheça aqui nossos projetos de memória e acervo de sites brasileiros.

Nossos representantes atuam, incidem e colaboram (ou colaboraram) com espaços como:

  • a Coalizão Direitos na Rede (CDR),
  • a Associação para o Progresso das Comunicações (APC),
  • a Global Network for Social Justice and Digital Resilience (GNSJDR),
  • e o OLAD – Observatorio Latinoamericano de Amenazas Digitales,
  • o Grupo Multissetorial do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas (MAG-IGF),
  • o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Conheça o Caburé:


Links Relacionados:

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.