Pular para o conteúdo principal

 

Quem somos

Ana Carolina Magalhães Mendes

Assistente de projetos no Nupef, é bacharel em Ciências Socais pela UFMA e mestre em Cartografia Social da Amazônia pela UEMA. Possui 21 anos de experiência em trabalhos com comunidades tradicionais das quebradeiras de coco babaçu e comunidades quilombolas. Exerceu por 16 anos a função de coordenação técnica do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB, elaborando e apoiando a execução de projetos junto a agências de cooperação nacional e internacional.

Antonio Biondi

Jornalista e advogado. Bacharel em Comunicação Social e em Direito pela USP. Foi secretário executivo do Conselho Curador da EBC e colaborou com a equipe de comunicação do Fórum Mundial de Direitos Humanos. Atuou como pesquisador e jornalista na ONG Repórter Brasil. Foi repórter da Carta Maior e editor da Revista Sem Terra, tendo colaborado ainda com diversos veículos como Carta Capital, Caros Amigos e Fórum. É um dos coordenadores do projeto O Brasil de Aloysio Biondi e membro-fundador do Intervozes.

Camila Camparo

Produtora com larga experiência em funções de produção, produção executiva e assistente administrativa. No Instituto Nupef, é responsável por auxiliar a equipe do projeto Redes Comunitárias em logísticas de viagens, implementações de redes e visitas em aldeias indígenas e quilombolas, além de contribuir nos processos de compra e organização de equipamentos necessários; entre outros. É, por fim, estudante do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá (EAD).

Carlos Afonso

Diretor Executivo do Nupef, é mestre em Economia pela York University (Canadá), onde cursou o doutorado em Pensamento Social e Político na mesma universidade. Referência no campo da Internet e direitos humanos, atua na área de desenvolvimento humano desde o início dos anos 1970. Co-fundador da APC, integrou o Grupo de Trabalho da ONU sobre Governança da Internet (WGIG). Foi conselheiro especial do Internet Governance Forum (IGF) e membro do Multistakeholder Advisory Group do IGF. Participou do Grupo de Peritos da UNCTAD em TIC e Alívio da Pobreza. É co-fundador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do capítulo brasileiro da Internet Society, do qual foi presidente entre 2012 e 2017. Guindado ao Hall da Fama da Internet 2021.

Ellen Candido Corrêa

Assistente administrativa e financeira do Instituto Nupef. Graduanda em Administração de Empresas e Ciências Contábeis na UNOPAR. Possui formação profissionalizante em informática, secretariado empresarial, CIPA, departamento pessoal e eSocial. Já colaborou como auxiliar em diversas empresas nas áreas de contabilidade, departamento pessoal, RH, escritório, custos e administrativa em geral.

Helena Aragão

Jornalista formada pela Eco/UFRJ, é mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Trabalhou no Globo, no Jornal do Brasil e no site Overmundo, entre outros. É uma das responsáveis no Instituto Nupef pela curadoria do Projeto Graúna, voltado à memória na internet, nas áreas de saúde e cultura.

Joara Marchezini

É uma das responsáveis no Instituto Nupef pela curadoria do Projeto Graúna, voltado à memória na internet, nas áreas de direitos humanos e meio ambiente. Formada em Relações Internacionais pela Unesp de Marília, tem mestrado em Ação Humanitária Internacional (Deusto/Espanha) e especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência (UFABC). Trabalhou para a Artigo 19 e é especialista em transparência e acesso a informação.

Lucas Teixeira

Atua na equipe técnica do Nupef na produção de oficinas, formações e materiais para defensores de direitos humanos. Trabalha com pesquisa, escrita e facilitação em segurança digital e proteção à privacidade, tendo também experiência em desenvolvimento e administração de sistemas.

Luciano Cerqueira

É doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Possui larga experiência junto à sociedade civil e instituições de pesquisa, tendo colaborado com Ibase, Flacso Brasil, FGV, Fundo de População das Nações Unidas e Fundação Cesgranrio, entre outros. Esteve à frente da organização de fóruns sociais mundiais, de pesquisas etnográficas e da gestão de diversos projetos. Participa de bancas de heteroidentificação para concursos públicos, além de ministrar cursos na área de educação e prevenção à violência.

Moacir Neto

Responsável pelo suporte técnico de tecnologia da informação no Nupef. Estudante de graduação em Engenharia de Telecomunicações na UFPA. Fotógrafo documental. Fundador e ex-Diretor Operacional da Associação FabLab Belém. Colaborador no mapeamento voluntário do OpenStreetMap (OSM) e do aplicativo Moovit (Belém e Região Metropolitana). Possui experiência em implementação de redes comunitárias, redes móveis GSM e LTE, além de redes utilizando tecnologias do IEEE 802.11s.

Oona Castro

Diretora de desenvolvimento institucional no Nupef, atua em prol dos direitos humanos, como profissional e ativista, com especial foco em acesso e produção de informação, cultura e conhecimento. Trabalhou para organizações como a Wikimedia Foundation, Instituto Overmundo, Fundação Getúlio Vargas, British Council e Governo eletrônico da Prefeitura de São Paulo. É membro dos conselhos da Association for Progressive Communications e da Whose Knowledge?. Jornalista graduada pela Faculdade Cásper Líbero, concluiu mestrado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Paulo Duarte

Designer, fotógrafo e produtor, Paulo Duarte é coordenador de projetos do Nupef. Está à frente do desenvolvimento do projeto de Redes Comunitárias do Nupef em regiões quilombolas no Maranhão. É, ainda, o responsável pela produção visual e web designer da organização. Atuou como UI/UX designer na RITS, além de ter apoiado a criação de interfaces e o desenvolvimento de sistemas internet para a sociedade civil e organizações como a RTP TV, CanalPlus e ArtéTV, Spotlight Records, Som Livre, Polygram, RCA, Sony Music, Festival de Cinema do Rio, Hollywood Rock e Transpetro. Trabalhou com coordenação e consultoria dos sistemas de sinalização de estações do Metrô do Rio e da malha ferroviária da SuperVia.

Rodrigo Troian

Coordenador de Redes do Nupef, Troian possui longa experiência em atividades de formação e implementação relacionadas a softwares livres e equipamentos para redes livres, servidores e provedores comunitários no Brasil, América Latina e União Europeia. Ativista de software livre desde 2004, colabora com a comunidade Latino Americana de Redes Livres a partir de 2010, e desde 2014 com a OpenWRT/Lede. Em 2008, iniciou sua pesquisa sobre protocolos para redes em malha por wi-fi utilizando roteadores de baixo custo. A partir de 2017, consolida sua atuação na implementação de redes comunitárias junto a entidades da sociedade civil.

Vitor Figueira

Integrante da equipe técnica do Nupef, é o responsável pela administração dos sistemas do Instituto desde 2010. Entre os anos de 2005 e 2010, foi responsável pelo setor de informática e tecnologia da informação do Clube de Engenharia. Possui formação complementar na área de TI, tendo participado de cursos de formação do NIC.Br, Boas Práticas de BGP, entre outros.

Zeilane Conceição

Atua na equipe técnica do Nupef, assessorando os projetos de Redes de Tecnologia e Comunitárias e nas Atividades de Treinamento. Participou como colaboradora de projetos em laboratórios de experimentação e criação relacionados à tecnologia, sustentabilidade e inovação cidadã. É bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela UFRJ onde participou de projetos de pesquisa e de extensão universitária em Direitos Humanos e Análise de Processo Decisório.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.