Vídeo aborda a história da chegada da Internet no Brasil e o papel da sociedade civil na democratização da comunicação
Você conhece a história da chegada da Internet no Brasil? Sabia que a sociedade civil organizada tem um papel fundamental na democratização do acesso à Internet desde os seus primórdios, lá na década de 1980? Pois é! Essa história é antiga, mas ainda pouco conhecida.
Pode-se dizer que a Internet no país como uma rede permanentemente conectada nasce com a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente, mais conhecida como Eco-92, em junho de 1992. Foi a primeira vez no Brasil que pessoas de várias partes puderam se conectar à Internet e participar do evento, que reuniu representantes de 179 países para debater sobre o cenário ambiental global e pensar ações ambientais que conciliassem desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Trinta e dois anos se passaram. Muita coisa mudou, porém o desafios permanecem grandes tanto no campo da democratização da comunicação, quanto no da justiça climática. As organizações da sociedade civil seguem na contra corrente no esforço de produzir tecnologias e metodologias resilientes para promover o acesso seguro da Internet para a comunidades que são excluídas digitalmente e sofrem com ameaças climáticas e ambientais, como as populações quilombolas, indígenas e outras.
O Instituto Nupef é uma delas. Desde a década de 1980, sua equipe se dedica a adaptar criativamente tecnologias para promover a democratização do acesso à Internet e da informação. O Tiwa, desenvolvido pelo Nupef, é um exemplo de provedor de sediamento de serviços sem finalidade lucrativa voltado exclusivamente a organizações sem fins lucrativos e movimentos sociais. Com o Tiwa, o Instituto oferece recursos de infraestrutura para hospedar projetos seguros e inovadores e contribui para fortalecer estratégias de comunicação junto a populações tradicionais.
Para contar essa história, produzimos um vídeo animado! Confira e faça essa informação circular!