Pular para o conteúdo principal

Sobre o Nupef


logo do Instituto Nupef na cor laranja

 

O Nupef é uma organização social referência no Brasil na promoção do uso seguro de tecnologias de informação e comunicação. Criado em 2009 como um instituto sem fins lucrativos, o Nupef dedica-se a expandir a apropriação dessas tecnologias, especialmente por por organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidades social e economicamente excluídas.

Também é parte da missão do Instituto Nupef produzir e disseminar conhecimento sobre como o uso efetivo das tecnologias de informação e comunicação pode contribuir para aprimorar a democracia e defender os direitos humanos. Além disso, o Nupef realiza  ações de incidência voltadas à formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas no campo das tecnologias digitais e da comunicação em redes.

A infra-estrutura tecnológica e a expertise do Nupef contribuem para que organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidades implementem práticas inovadoras e seguras em ambientes digitais. Isso se dá através do projeto Tiwa, um serviço de Internet sem fins lucrativos exclusivo para organizações da sociedade civil, movimentos sociais e entidades educativas e de pesquisa. Os serviços do Tiwa garantem um ambiente de infraestrutura protegida para inovações, experimentações, processos de debate e formação, bem como serviços próprios do Nupef e dos seus parceiros.

O Nupef é membro de coalizões e redes organizacionais. O Instituto possui incidência política no Brasil e no âmbito internacional, com a atuação de seus representantes em espaços como o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a Coalizão Direitos na Rede (CDR), o Grupo Multisetorial do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas (MAG-IGF) e a Associação para o Progresso das Comunicações (APC).

Visão


Temos como visão ser um espaço de referência na produção e intercâmbio de conhecimentos e práticas sobre o desenvolvimento e utilização das tecnologias de comunicação e informação como ferramentas de exercício pleno da cidadania, e sobre políticas e normas que promovam e garantam direitos fundamentais nos ambientes digitais.

Missão


Nossa missão é contribuir para o exercício pleno da cidadania e para a garantia e promoção dos direitos fundamentais em sociedades conectadas em redes através do uso inovador  e seguro de tecnologias da informação e comunicação, da disseminação de conhecimentos, e do fortalecimento de capacidades para a apropriação estratégica de tecnologias junto a organizações da sociedade civil e movimentos sociais que compartilham dos nossos valores.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.