Pular para o conteúdo principal

Repudiamos os atos de afronta às instituições, à democracia e ao patrimônio em Brasília

Nota de repúdio

Assistimos com assombro e tristeza às manifestações golpistas ocorridas no último domingo, dia 08 de janeiro. O Instituto Nupef repudia os atos de afronta às instituições, à democracia e ao patrimônio, perpetrados por meio de vandalismo por pessoas que ignoram e desrespeitam de forma autoritária o desejo da população, manifesto no voto.

A destruição do patrimônio público - obras artísticas, mobiliário, imóveis e presentes de Estados - representa danos não só materiais e econômicos, mas também simbólicos e ofensivos à memória e à história do país, desrespeitando a população brasileira. O roubo de HDs e equipamentos eletrônicos pode representar ameaça à segurança nacional, por meio da violação da segurança digital, além da descontinuidade da memória institucional - dados e documentos importantes podem ter se perdido, prejudicando o acesso à informação e a transparência.

Além dos graves danos causados, preocupa-nos a perpetuação de um cenário de desinformação e desconexão com a realidade que caracteriza o alimento cotidiano de manifestantes fanáticos e golpistas. Tal cenário é fortemente marcado pela circulação de informações falsas sem a devida responsabilização das plataformas que servem de palco para intolerantes e golpistas, tampouco de pessoas - profissionais ou não - que as difundem.

O Nupef defende a rigorosa apuração dos fatos e a proporcional punição dos responsáveis e envolvidos em planejamento, viabilização, financiamento e execução das ações que resultaram na tentativa de destruir a democracia brasileira. E se solidariza com toda a população brasileira que defende a democracia e o Estado Democrático de Direito, que defenderemos sempre.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.