Pular para o conteúdo principal

Há 30 anos, a Eco'92 marcava uma experiência pioneira de Internet no Brasil

Ilustração de árvore com ícones de conectividade

 

Você sabia que a Eco'92, conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento da ONU, realizada no Rio de Janeiro, foi marcada por uma experiência pioneira de internet no Brasil? 

Pois é. O Carlos Afonso (CA) e a Oona Castro, nossos guardiões do Nupef, contaram essa história num artigo bem legal escrito para o dossiê sobre governança na internet da revista ComCiência

Eles apresentam uma visão histórica de como a conferência, há exatos 30 anos, acabou contribuindo decisivamente para a ativação das primeiras conexões dedicadas permanentes do Brasil com a Internet nos Estados Unidos. 

O CA é testemunha ativa dessa história, que começou no IBASE, mostrando que internet, meio ambiente, multissetorialismo e sociedade civil têm relações relevantes que podem fazer toda a diferença. 

O projeto Internet da Eco’92 foi um marco fundamental da Internet brasileira, porque quebrou resistências governamentais à abertura de conexões de Internet permanentes para a RNP no país. 

O sucesso da iniciativa também rendeu frutos pelo mundo. A partir daí, projetos semelhantes foram realizados em conferências da ONU em Viena (Direitos Humanos, 1993), Cairo (População e Desenvolvimento, 1994), Mulheres (Pequim, 1995), com a participação da equipe do IBASE. 

O artigo também mostra como foi o esforço dos pioneiros de várias partes do mundo para conseguir levar a experiência da Internet para Cuba. 

E a dupla de autores aproveita para olhar para frente: 

Um dos próximos desafios que fazem os caminhos da Internet, do meio ambiente e da sociedade civil se cruzarem novamente é a ratificação, no Brasil, do Acordo Regional sobre Acesso à Informação, Participação Pública e Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe, conhecido como Acordo de Escazú. 

Esse é um dos focos de atenção do Nupef em 2023! 

 

Abaixo, leia um trecho do artigo (a versão completa está aqui): 

O projeto Internet da Eco’92 foi um marco fundamental da Internet brasileira, porque quebrou resistências governamentais à abertura de conexões de Internet permanentes para a RNP no país. Foi assim que foram ativados finalmente os dois primeiros canais permanentes de 64 kbit/s com os EUA a partir de São Paulo (FAPESP) e Rio de Janeiro (UFRJ). Do lado do IBASE, um esforço continuou a ser feito para disseminar a ideia da rede, e um projeto de incubação de provedores foi iniciado em 1992, com a conexão de dezenas de serviços de BBS (sistemas de quadros de avisos, ou “bulletin board systems”) ao AlterNex para troca de mensagens com a Internet. No final de 1994 o AlterNex listava 56 BBSs nacionais e internacionais utilizando o serviço para troca de mensagens. Desse aprendizado com a Internet nasceu a maioria dos grandes provedores Internet do país – um projeto de incentivo a “start-ups” em uma época que a expressão e o conceito sequer existiam.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.