Pular para o conteúdo principal

Luto e nota de pesar por Paulo Lima

Paulo_LimaO Instituto Nupef está em luto pela perda do inestimável Paulo Henrique Lima no último dia 16.
Com muito pesar, nos solidarizamos com a família e toda a equipe do Saúde e Alegria, projeto que ele coordenava com paixão, entusiasmo e dedicação enormes.


Paulo trabalhava incansavelmente há mais de 25 anos pela democratização do acesso às tecnologias da informação e da comunicação.

O legado de Paulo é enorme e nosso trabalho é também um pouco fruto do dele. Paulo trabalhou com os fundadores do Nupef na Rede de Informação para o Terceiro Setor (RITS), onde foram plantadas as sementes do que viria a ser o Nupef. Antes disso, já havia trabalhado com nosso diretor-executivo, Carlos Alberto Afonso, no Ibase, coordenando parte das ações do Alternex, primeiro provedor de acesso brasileiro a permitir o acesso às pessoas físicas. Inspirou também muitos dos que chegaram depois ou haviam atuado ao lado dele em frentes como os telecentros da Prefeitura de São Paulo, os festivais de software livre e as ações de redes comunitárias na Amazônia.

Mais recentemente, passou a integrar junto com muitos de nós a Coalizão Direitos na Rede, o Comitê de Redes Comunitárias, e vinha liderando, ao lado do Coletivo Digital e outras organizações e especialistas, um esforço de pensar a inclusão digital nos dias de hoje, na perspectiva de políticas públicas.

Paulo_Lima_CA_CaetanoSempre com um sorriso largo no rosto, Paulo levava junto com seu trabalho a alegria de ver a transformação social nos territórios, e sua paixão em trabalhar por direitos era contagiante e envolvente.

Paulo Lima fará muita falta. Ele era único. Ao lado de tantas organizações atuando pela democratização do acesso às TICs e outros direitos, esperamos honrar o seu legado, seguindo firmes na luta pela efetivação de direitos humanos no Brasil.

Na foto ao lado, Carlos Afonso, Caetano Scannavino e Paulo Lima, em 2003, na montagem da rede de wifi do Tapajós. 

Leia alguns artigos de Paulo Lima nos anexos abaixo: 

 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.