Pular para o conteúdo principal

Nupef na batalha das malhas

Imagem: Filipe Teixeira
Imagem: Filipe Teixeira

Rodrigo Troian, um dos consultores associados do Instituto Nupef, participou do Battle Mesh, ou batalha das malhas, encontro anual dos desenvolvedores de sistemas operacionais para roteadores, desenvolvedores de protocolos de malha, administradores de redes e ativistas de redes livres e comunitárias.

Voltado para aproximadamente 60 pessoas, o evento tem o objetivo de facilitar a troca de conhecimentos através de palestras, rodas de conversa, oficinas e ambientes de testes para os diversos tipos de tecnologia utilizados pelos diferentes grupos.

Battle Mesh acontece na Europa, a cada ano em um país diferente. Em sua décima edição, o encontro de 2017 foi realizado pela primeira vez na capital austríaca, Viena, e contou com o apoio da comunidade local - funkfeuer e do hackerspace local – Metalab. Os desenvolvedores se encontraram no "Museum of Folk Art", situado no "Museum Quartier", onde 3 salas foram disponibilizadas para as atividades. Toda a extensão do museu e do parque no entorno foi utilizado como ambiente de teste (test-bed).

Na Batalha das malhas, Troian teve a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns dos desenvolvedores das soluções que tem usado em projetos no Brasil, apresentou algumas demandas nossas e colaborou com questões apresentadas por outros desenvolvedores. Compartilhou também as últimas experiências que teve no Brasil, inclusive nos projetos do Nupef. O encontro também propiciou o início da tradução do projeto livremesh para o português brasileiro.

A participação de Troian na batalha das malhas teve apoio da ISOC, que forneceu a bolsa e passagem aérea, e do Instituto Nupef, que contribuiu com hospedagem e transporte interno em Viena.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.