Nupef avança no experimento com TVWS na floresta amazônica
Com apoio do programa Building Opportunities/Leveraging Technologies Grant Program, da Internet Society, o Instituto Nupef está realizando a implantação de um projeto piloto com uso da tecnologia TV White Spaces (TVWS) na floresta amazônica. A ação será realizada na Terra Indígena Caru, na fronteira entre Maranhão e Pará, nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. A tecnologia vai possibilitar ampliar e fortalecer a qualidade e segurança da conectividade na região.
A primeira fase de testes foi iniciada em fevereiro, no Distrito de Mosqueiro, em Belém (PA). A segunda etapa aconteceu no mês de abril nas instalações do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE), laboratório residente no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, anexo à Universidade Federal do Pará (UFPA).
Segundo o coordenador de tecnologia do Nupef, Rodrigo Troian, o objetivo foi investigar no laboratório e com equipamentos profissionais de medição de qualidade os equipamentos como roteadores, antenas entre outros para corrigir problemas que foram observados nos primeiros testes. “Com essa etapa, buscamos qualificar o sistema para que possamos fazer a implementação, de fato, da tecnologia”. O teste in loco da tecnologia será feito na Terra Indígena Caru, em parceria com lideranças do Guardiões da Floresta, grupo já parceiro do Nupef.
fotos: Rodrigo Troian (Nupef)