Pular para o conteúdo principal

No dia 22 de fevereiro, foi lançada uma nova fase da Parceria Reino Unido-Brasil para o Desenvolvimento Digital. O evento que marcou esse importante passo aconteceu no Museu do Amanhã e foi organizado pelo Governo Britânico e pela prefeitura do Rio de Janeiro. Estiveram presentes na cerimônia o Ministro Chanceler do Reino Unido, Lord David Cameron e o Prefeito do Rio, Eduardo Paes. O lançamento também contou com a presença de organizações brasileiras que são referências na área do desenvolvimento digital, entre elas, o Instituto Nupef e de muitas lideranças comunitárias que lutam pela garantia do acesso seguro e universal da Internet. A mediação ficou por conta de Marcele Oliveira, do PerifaLab. 

O Programa de Cooperação entre Reino Unido e Brasil em Acesso Digital (DAP) e o UK-Brazil Tech Hub têm quatro anos em desenvolvimento no Brasil contribuindo para fortalecer as ações de inclusão e inovação digital no país. Para a nova etapa, foram anunciados mais R$6 milhões de investimento em 2024, além do lançamento de uma iniciativa pioneira em sustentabilidade digital que apoiará o combate à crise climática usando tecnologia para aumentar a resiliência, adaptabilidade e regeneração de territórios. “Lançamos um hackathon que desafia jovens no Rio (RJ), Belém (PA) e UK a criarem soluções para o clima com inteligências territoriais e inteligência artificial, implementado pelo Visão Coop em parceria com vários coletivos no Brasil. O momento que o Ministro e o Prefeito apertaram o “Play” para dar a largada ao desafio conectando os mapas dos três territórios no metaverso foi memorável”, disse a diretora da UK-Brazil Tech Hub, Andrea Mota, em postagem feita no seu LinkedIn.

Foto: Divulgação

 

Presente no evento, o diretor executivo do Nupef, Carlos A. Afonso, agradeceu a oportunidade: "Conheci o trabalho de Nina da Hora, Joyce Santos, Noranathan Costa, a equipe da Visão Coop de Queimados (Lennon Medeiros e Fabrícia Sterce), além de Marcele Oliveira, do PerifaLAB. A iniciativa, especialmente voltada às comunidades periféricas, sob a competente coordenação de Mariana Cartaxo, é parte de um programa que completa quatro anos - o Programa de Acesso Digital patrocinado pelo governo da Inglaterra”.

Saiba Mais - O Programa de Cooperação entre Reino Unido e Brasil em Acesso Digital (DAP) tem como objetivo promover a inclusão digital de comunidades em situação de vulnerabilidade e grupos excluídos em países parceiros. O DAP adota uma abordagem que promove uma conectividade digital acessível, segura e protegida e oferece serviços digitais relevantes para apoiar o crescimento inclusivo do ecossistema digital local nessas comunidades.

No Brasil, em parceria com o Ministério da Economia e o Ministério da Saúde, o DAP também tem como meta entregar um estudo de Acessibilidade de Governo  Eletrônico voltado para a adaptação dos canais digitais de governo, em especial os sites e aplicativos do governo federal. O objetivo é oferecer ao governo subsídios teóricos e práticos, documental e ferramental, para que se implemente estratégias de transformação digital acessível, considerando o dever de Estado de garantir o tratamento adequado à pessoa com deficiência e implementar políticas públicas de saúde a partir de conceitos de direitos humanos e vulnerabilidades sociais. 

 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.