Instituto Nupef participa da Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia
O Nupef participou na última terça-feira (21/6) da VII Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ 2022). O evento reuniu pesquisadores e estudantes da área de arquivologia de todo o país entre os dias 20 e 23 de junho, e aconteceu em formato híbrido (presencial e online), infelizmente sem gravação. Nossa participação se deu com a apresentação do projeto Gráuna Memória no simpósio temático "Arquivamento da web e preservação digital: dos websites às redes sociais".
O simpósio começou com a fala de Ricardo Basílio, curador digital do projeto Arquivo.pt, uma das inspirações para o Graúna Memória. Ele apresentou números e objetivos da iniciativa, além de falar sobre o desafio de arquivar alguns conteúdos de redes sociais. "Facebook e Instagram não são ferramentas amigas da preservação, chegam a ser piores nesse sentido do que eram em 2018, por exemplo".
O maior objetivo da participação da equipe do Nupef no evento foi estimular a troca de ideias com acadêmicos brasileiros que têm se debruçado sobre as experiências de arquivamento da web existentes pelo mundo. As curadoras do projeto, Helena Aragão e Joara Marchezini, e a diretora institucional, Oona Castro, explicaram o escopo do projeto, que tem a intenção de arquivar sites que possam estar em risco de saírem do ar por ataque hacker, censura, disputa política ou outros. Houve também a oportunidade de comentar dilemas e desafios da ferramenta, alguns deles abordados também pelos outros participantes do simpósio.