Pular para o conteúdo principal

Ian Peter, pioneiro da Internet e co-fundador da APC

Ian Peter, um pioneiro da Internet e um dos fundadores da Associação para o Progresso das Comunicações (APC), faleceu em 26 de dezembro de 2021. O Nupef, como membro da APC, presta uma homenagem ao Ian neste texto adaptado do Colnodo (membro da APC na Colômbia).


"Então, entrei online e mandei uma mensagem para nossos seis organizadores principais imediatamente: trabalho concluído em um minuto! Mas, um ano antes, isso teria sido caro, demorado meio dia e talvez impossível: os telefones celulares não eram de uso comum e os fusos horários teriam interferido. Acho que naquele momento percebi o quão poderosa essa ferramenta era e decidi dedicar esforços para torná-la disponível globalmente." -- Ian Peter em entrevista ao blog APC News.

Ian Peter, pesquisador australiano, ativista ambiental, fundador da Pegasus Networks e membro cofundador da Associação para o Progresso das Comunicações (APC), faleceu no dia 26 de dezembro. Colnodo presta uma sincera homenagem e reconhecimento ao seu trabalho como um dos principais pioneiros na promoção do uso e divulgação da Internet como uma poderosa ferramenta de comunicação para conectar o mundo.

Peter sempre acreditou na visão de um mundo melhor a partir do uso da Internet e é exatamente isso que o levou a criar a Pegasus Networks, o primeiro provedor de serviços públicos de Internet da Austrália, que se tornaria também um aliado de redes de ativistas ligadas ao meio ambiente, paz, direitos humanos, entre outros. Peter assegurou em um de seus artigos onde fala sobre a história da Pegasus, que este nome foi baseado nas iniciais de outros nós da rede que já existiam em outras partes do mundo, como PeaceNet, EcoNet e GreenNet, e que começou a pensar sobre outros lugares do mundo que ainda não tinham conexões à Internet: Ásia, América do Sul, URSS, África do Sul.

"A mitologia do cavalo voador como mensageiro e a visão de uma rede global me cativaram completamente."

Foi em setembro de 1989 quando em meio a uma multiplicidade de mudanças sociais e políticas no mundo, Pegasus foi lançada na floresta tropical de Terania Creek, na Austrália, mostrando como de um telefone móvel era possível conectar computadores à rede com o emprego de painéis solares.

"A Pegasus esteve muito envolvida no estabelecimento das primeiras redes de Internet na Tailândia, Malásia, Indonésia, muitas das ilhas do Pacífico, Mongólia e provavelmente alguns outros países também. Participamos ativamente dos planos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD para estabelecer redes na América do Sul, e em 1993 falei na primeira reunião da Internet Society sobre o conceito de 'redes de desenvolvimento sustentável'," escreveu Peter em seu artigo "A História da Pegasus."

Membro fundador da APC, Ian esteve envolvido nas primeiras redes de entidades civis desde meados da década de 1980, também incentivando amplamente a participação da sociedade civil nas questões da Internet. Peter foi um dos coordenadores do Internet Governance Caucus e o primeiro presidente do Grupo de Coordenação da Sociedade Civil (CSCG), coletivos de entidades civis participantes dos debates sobre governança da Internet. Entre seus interesses, ele sempre foi atraído por tópicos relacionados à segurança cibernética e à guerra cibernética.

Peter nos deixa grandes reflexões para continuarmos acreditando na importância de conseguir conectividade com a Internet para todas as pessoas, mesmo nos lugares mais remotos do mundo: "Outra coisa que vai ficar evidente à medida que tudo isso acontecer é a necessidade de acesso para todas as pessoas em todos os países, a preços acessíveis. Uma vez que um meio vai tão longe com a penetração do uso, ele passa a se tornar uma necessidade econômica e, ao mesmo tempo, um direito humano de acesso. Isso está começando a acontecer com a Internet e o crescimento não vai acabar por muito tempo."

Hoje, estamos conseguindo com o nosso trabalho como membros da APC e com a implantação de redes comunitárias, reduzir as brechas digitais e incentivar a promoção da inclusão social. Continuaremos trabalhando em seu legado e apoiando o uso das tecnologias da informação e comunicação nos processos de desenvolvimento humano, justiça social e participação comunitária por meio da conectividade.

 

Vídeo do lançamento do experimento de rede em Terania Creek, New South Wales, Austrália, em 1989:

https://www.youtube.com/watch?v=HP_KrOUwdO0

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.