Pular para o conteúdo principal

Fórum da Internet no Brasil homenageia Tadao Takahashi e relembra os 30 anos da ECO-92

A 12ª Edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB) prestou homenagem a Tadao Takahashi em uma das atividades principais do encontro, realizado em Natal (RN), entre os dias 31 de maio e 03 de junho. A atividade em memória a Tadao Takahashi contou com a participação de Carlos Afonso, diretor do Nupef, e ressaltou toda a contribuição e importância de Tadao para a construção da Internet no Brasil. De acordo com o site do FIB, “a história da rede no país confunde-se com a história pessoal de Tadao, que se envolveu nos mais importantes processos na gênese da Internet no Brasil, como a criação da RNP, do CGI.br e a provisão de Internet aos participantes da ECO-92”.

A sessão destinou-se, também, a projetar luzes e promover ideias sobre o presente e o futuro da Internet no Brasil, unindo pioneiros da história da rede no país e lideranças atuais na área. Participaram Beatriz Zoss (RNP), Demi Getschko (Conselheiro do CGI.br), Eduardo Parajo (NIC), José Gontijo (Coordenador do CGI.br), Mariana de Siqueira (UFRN), Raimundo José de Araújo Macêdo (SBC/UFBA) e Silvana Bahia (Olabi), além da moderação de Tanara Lauschner (CGI.br).

Assista aqui à sessão “30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil: uma homenagem a Tadao Takahashi”

Conhecida especialmente como ECO-92, ou Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada em 1992 no Rio de Janeiro (RJ), foi um evento global dedicado a discussões sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, representando até hoje um dos principais marcos da agenda da sustentabilidade no mundo.

O sítio do FIB na Internet destaca que “tanto o evento em si como as organizações e pessoas envolvidas nesse processo são centrais para a construção da Internet no Brasil. Nomes ligados ao Ibase e Alternex, como Carlos Afonso, além de nomes ligados à RNP, como Tadao Takahashi, foram parte do grupo que mobilizou e articulou a criação do CGI.br e que segue atuando em prol da Internet no país até hoje”.

Leia aqui o artigo Academia e ativismo digital – Ibase, APC, RNP e Tadao Takahashi” escrito por Carlos Afonso com base em sua fala no FIB na sessão em homenagem a Tadao

Em sua participação na homenagem, Carlos Afonso se disse muito emocionado em falar “do Tadao”, e buscou “apresentar uma visão histórica (e bem resumida) de como a conferência da ONU teve uma intersecção com desenvolvimentos paralelos de redes liderados por entidades civis em vários países e no Brasil”. O diretor do Nupef ressaltou que essa é uma história imbricada com o início da RNP – que acabou contribuindo definitivamente para a ativação e permanência das primeiras conexões dedicadas permanentes no Brasil com a Internet nos Estados Unidos. “Em todo esse processo, está a presença imprescindível de Tadao Takahashi”.

Assista ao vídeo em homenagem a Tadao apresentado no 12º FIB

Carlos Afonso durante a homenagem a Tadao Takahashi.
Carlos Afonso durante a homenagem a Tadao Takahashi.

Carlos Afonso, também conhecido carinhosamente por “CA”, destacou que o encontro de 1992 no Rio foi o primeiro do gênero a estimular a chamada participação multissetorial nos debates – além de ter sido a primeira a estimular a utilização da Internet para a disseminação, troca e administração de informações nos espaços da conferência.

“Em 1990, as principais entidades dessa rede haviam fundado, em São Francisco (EUA) a Associação para o Progresso das Comunicações – a APC. E, também nessa época, no início da década de 1990, era iniciada no Brasil a construção da RNP, sob a liderança de Tadao, com apoio do PNUD”, lembrou ele.

De acordo com CA, o trabalho do Ibase e da APC no desenvolvimento de redes chamou a atenção do secretário-geral da Rio-92, que convidou as duas organizações a participarem da rede eletrônica global que estava sendo construída com vistas ao encontro. Isso significava, por exemplo, montar nos três espaços da conferência telecentros com computadores em rede conectados à Internet.

“No final de 1990, uma primeira proposta para estabelecer um sistema efetivo de comunicações na conferência foi apresentado pelo Ibase, com apoio técnico de outros membros da APC e da RNP – Tadao de novo”, lembrou CA. Ele destacou que “Takahashi ficou então com ‘a parte do leão’, que consistia em convencer os entes de governo a não só aceitar como a apoiar o projeto de redes nos três espaços, que veio a ser conhecido por ISP/Rio”.

O diretor do Nupef afirma que o sucesso do ISP/Rio levou a APC a realizar processos similares em outras conferências da ONU em 1993, 1994 e 1995. “Nada disso teria sido possível sem a implacável, ativa e decisiva presença de Tadao em todas as etapas dessa aventura”. Ao final, CA arrematou: “Tadao, companheiro de pelejas, você fará muita falta!”.

Avanços históricos

O evento de 1992 representou, ao mesmo tempo, um marco para o avanço da construção da história da Internet no Brasil.  Por ocasião da ECO-92, vários interesses ligados à evolução da Internet no Brasil convergiram. “O Ibase, por meio do serviço Alternex e utilizando a infraestrutura montada pela nascente Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), proveu acesso a serviços de correio eletrônico pela Internet para os participantes da Conferência, marcando os primeiros passos da expansão dos serviços de Internet no Brasil”, conforme registra o site do FIB.

“A ECO-92, assim, aproximou de maneira pioneira a agenda de desenvolvimento da Internet com as discussões sobre desenvolvimento sustentável, juntando-se, a isso, a dinâmica de discussões conjuntas entre atores estatais e não-estatais, costurando a essência do que viria a se consolidar também no âmbito do modelo de governança multissetorial da Internet no país, institucionalizado pela criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em 1995”.

Avanços e futuro

Trinta anos após a ECO-92, as agendas de Internet, TICs e desenvolvimento sustentável encontram-se cada vez mais imbricadas no Brasil e no mundo. O Fórum de Governança da Internet (IGF) global, por exemplo, ampliou nos últimos anos sua atuação em temas relacionados a meio ambiente, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável em geral.

“Se antes o papel da Internet era de contribuir para a mobilização em torno de discussões sobre o meio ambiente e desenvolvimento sustentável, hoje a própria Internet é parte fundamental para as transformações globais nesta e em outras agendas”, explica o texto do FIB sobre a sessão. Essa ligação entre programas tem se estreitado no âmbito da ONU, sobretudo por conta de iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais

Em 2022, o CGI.br realizou em Natal (RN), entre os dias 31 de maio e 03 de junho, o 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB). Desde 2011, o FIB e Pré-IGF Brasileiro é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela ONU. Por meio do FIB, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem, opinarem e debaterem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão da Internet no Brasil. A perspectiva do CGI.br e do FIB é de que se consolide no país uma Internet que seja uma rede cada vez mais diversa, universal e inovadora – uma rede que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.