Pular para o conteúdo principal

Pesquisa traça perfil inédito das redes comunitárias de Internet no Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) divulgaram na semana passada a pesquisa "Redes comunitárias de Internet no Brasil: experiências de implantação e desafios para a inclusão digital". O levantamento mapeou 63 redes comunitárias em todas as regiões do país, e entrevistou gestores de 40 delas entre novembro de 2021 e março de 2022.

O Nupef, que nos últimos anos implantou aproximadamente 15 redes comunitárias no Maranhão, foi convidado pelo NIC a contribuir com o planejamento da pesquisa.

As redes comunitárias são alternativa para promover a inclusão digital em regiões de povos tradicionais e com pouca oferta de infraestrutura e serviços de Internet.

Alguns dos principais dados:

- Do total de redes mapeadas, 40% estão em quilombos ou territórios quilombolas, 33% em aldeias ou territórios indígenas, e 23% em áreas ribeirinhas.

- Os principais beneficiados são moradores de entornos urbanos (58%).

- Perfil dos gestores: 55% são pretos ou pardos e 20% indígenas.

- 40% dos gestores têm ensino superior e 33%, pós-graduação.

- Em 45% das redes, os beneciários participam de decisões sobre seu funcionamento.

- Tecnologia de conexão: 18% usam rádio, 18% satélite e 13% fibra óptica.

Confira a pesquisa completa em: https://cetic.br/pt/publicacao/redes-comunitarias-de-internet-no-brasil/. Para ver o lançamento online do estudo, acesse: https://youtu.be/PVF995GjkZc.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.