Pular para o conteúdo principal

Nossa participação no Fórum de Defensores Ambientais de América Latina e Caribe

Nos dias 22 e 23 de novembro, Joara Marchezini participou do Fórum Anual Sobre Defensoras e defensores Ambientais, realizado no Equador. Foi a primeira agenda presencial da coordenadora de projetos do Nupef como representante do público do Acordo de Escazú. 

Coube à Joara resumir em sua fala as contribuições do público para o plano de ação sobre defensoras e defensores ambientais. 

A urgência da situação é reiterada pelo último relatório da Global Witness, quando afirma que: “200 defensores da terra e do meio ambiente foram mortos em 2021 [...] Mais de três quartos dos ataques registrados ocorreram na América Latina. No Brasil, Peru e Venezuela, 78% dos ataques ocorreram na Amazônia.”

Joara destacou a necessidade de acesso à justiça e direito à reparação por parte de comunidades locais, bem como a segurança para que possam reunir-se e protestar sem repressão. Chamou atenção ainda para a importância de medidas específicas para mulheres, tanto defensoras quanto jornalistas que cobrem o tema. E, claro, reforçou que é fundamental termos mecanismos adequados de acesso à informação.  

Para ver a fala de Joara, clique aqui

Você pode acessar as propostas para o plano de ação na íntegra neste link.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.