Pular para o conteúdo principal

Acordo de Escazú é tema de painel durante COP28

Começa hoje (30/11) e segue até domingo (10/12) a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28, na sigla em inglês). O evento, acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e reúne líderes mundiais para discutir futuras mudanças climáticas e como cada país pode contribuir para proteger o planeta. A partir de mobilização feita pelo Instituto Nupef, FBOMS e Fundação Esquel, a partir do Movimento Escazú Brasil, e com o apoio de uma série de organizações da sociedade civil, o Acordo de Escazú será tema de um dos painéis.

Intitulado Justiça climática na defesa de territórios, proteção da Amazônia, da Caatinga e demais biomas: oportunidades com o Acordo de Escazú e desafios para igualdade de gênero, superação do racismo ambiental, transição justa e conhecimento tradicional, o painel acontece no dia 03/12 (domingo) e terá transmissão ao vivo. A programação e o título do evento são resultados da fusão de cinco propostas de várias entidades e apresentadas ao Comitê de Governança do Pavilhão do Brasil na CoP28.

De que forma direitos instrumentais, como os do Acordo de Escazú, podem contribuir para uma governança democrática frente aos desafios ambientais e climáticos, especialmente na América Latina e Caribe? Quais oportunidades podem ser destacadas para a promoção de justiça climática, notadamente em territórios relevantes ou vulneráveis, considerando desafios para igualdade de gênero, superação do racismo ambiental, transição justa e conhecimento tradicional? Estas são algumas das questões que irão guiar o painel.

Entre os/as painelistas, participam importantes lideranças como Joênia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI);  José Manuel Salazar-Xirinachs, da Comissão Econômica da ONU para América Latina e Caribe (CEPAL); Angélica Mendes, da WWF-Brasil e integrante do Comitê Chico Mendes; Deputado federal Amon Mandel, relator do Acordo de Escazú na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Isabela Morbach do Instituto Bem da Amazônia e Amazônia Vox; Samela Sateré Mawe, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), João Leôncio, vice-cacique da Aldeia Mãe Terra e Carlos Magno, do Centro Sabiá. Esse evento tem o apoio do Fundo Casa Socioambiental.

Saiba Mais - O Acordo de Escazú é sobre acesso à informação, participação e acesso à justiça em temas ambientais para América Latina e Caribe – primeiro acordo a ter medidas específica para proteger defensores ambientais. O Movimento Escazú Brasil apoia a divulgação do tema do Brasil e promove a ratificação do Acordo de Escazú no país.

 

PROGRAMAÇÃO

Justiça climática na defesa de territórios, proteção da Amazônia, da Caatinga e demais biomas: oportunidades com o Acordo de Escazú e desafios para igualdade de gênero, superação do racismo ambiental, transição justa e conhecimento tradicional

Parte 1: Justiça climática e direitos de defensores do ambiente e territórios : oportunidades com o Acordo de Escazú

Painelistas:

  • José Manuel Salazar-Xirinachs, secretário executivo da CEPAL - Comissão Econômica da ONU para América Latina e Caribe

  • Joênia Wapichana, Presidente, FUNAI Fundação Nacional dos Povos Indígenas

  • Deputado federal Amon Mandel, relator do Acordo de Escazu na CREDN - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados 

  •  Angélica Mendes, Ativista socioambiental e analista de Conservação com foco em articulação de juventudes Amazônicas no WWF-Brasil e integrante do Comitê Chico Mendes.

Moderação: Rubens Born (diretor da Fundação Esquel / FBOMS), membro do Comitê Gestor do Movimento Escazú Brasil.


 Parte 2: Justiça climática e os desafios em territórios, na Amazônia e na Caatinga

Painelistas:

  • Isabela Morbach, vice-presidente - Instituto Bem da Amazônia

  • Samela Sateré Mawe, comunicadora indígena da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB)

  • Carlos Magno, diretor do Centro Sabiá, membro da Articulação do Semi-árido do Brasil - ASA

  • João Leôncio, Vice-Cacique da Aldeia Mãe Terra


Moderação: Andréia Coutinho - Fellow Instituto Arapyaú e integrante da Uma Concertação pela Amazônia

📢 Participe 📢

O quê: Painel Justiça Climática e o Acordo de Escazú para a proteção de territórios e defensores socioambientais. 

Quando: 03/12/23 às 16:30-17:45 h (Horário Dubai) e 09h30- 10h45 (Horário Brasília)

Onde: COP28 Dubai Expo City - Pavilhão Brasil

Transmissão Ao Vivo:


https://www.brasilcop.com.br
https://www.youtube.com/@mmeioambiente
https://www.youtube.com/@ApexBrasil
 

 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.