Quem somos

O Nupef é um instituto sem fins lucrativos dedicado à produção e análises de dados, à expansão do conhecimento e à promoção de atividades de aprendizado para formuladores de políticas e ativistas da sociedade civil, sensibilizando e conscientizando sobre as potencialidades do uso efetivo da tecnologia para aprimorar a democracia e defender os direitos humanos. O Nupef também produz materiais informativos sobre a relevância das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas para organizar a participação do cidadão em processos democráticos e promover e proteger os direitos do cidadão na Internet.

O Nupef implementa atividades que contribuem para práticas inovadoras das TICs em nível local por organizações da sociedade civil, movimentos sociais, indivíduos, empresários e governos locais.

Trabalhamos ativamente em políticas e práticas relacionadas ao uso e alocação do espectro (com ênfase na regulamentação e políticas que impactam as redes comunitárias), governança da Internet, privacidade e vigilância, acesso à Internet e neutralidade da rede. Também desempenhamos um papel relevante na facilitação do diálogo entre organizações da sociedade civil e o Comitê Gestor da Internet no Brasil nos últimos 14 anos.

Uma das atividades do Nupef é o projeto Tiwa, um serviço de Internet sem fins lucrativos para organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Os serviços Tiwa são hospedado em um ambiente seguro, em parceria entre o Nupef, a Rede Nacional de Pesquisa e Educação (RNP) e o NIC.br, e busca garantir um ambiente de infraestrutura protegida para demandas e serviços próprios e dos seus parceiros.

O Nupef busca contribuir para a promoção de valores democráticos, justiça social e equidade, reduzindo a lacuna digital (com a implementação de redes comunitárias, defesa do espectro aberto e promoção dos direitos digitais), produzindo e compartilhando informações (através da revista POLITICs e outros serviços de informações na Web ).

O Nupef está realizando uma pesquisa de segurança com ONGs latino-americanas para contribuir com a operação e uso seguros dos serviços de rede de ONGs e desenvolvendo um servidor portátil que oferecerá uma gama de serviços de informação para redes comunitárias em áreas pouco ou não conectadas.

As abordagens do Nupef incluem produção e compartilhamento de pesquisa e conhecimento, implementação de projetos-piloto de inovação, permitindo o desenvolvimento de novas políticas, a publicação de artigos analíticos, dirigidos principalmente a formadores de opinião. O Nupef também é membro de coalizões e redes organizacionais, como a Network Rights Coalition (CDR) do Brasil e a Association for Progressive Communications (APC).

O diretor-executivo do Nupef é um dos membros fundadores do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e agora é membro do Multistakeholder Advisory Group (MAG), do Fórum de Governança da Internet.

---
O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/. Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.