Pular para o conteúdo principal

Pura vida! Nossa experiência na RightsCon e outros encontros na Costa Rica

Por Oona Castro, diretora institucional do Nupef

RightsCon

Retornei da Costa Rica em 13 de junho e só agora consigo contar um pouquinho das aventuras na Costa Rica. “Pura vida!” É assim que Costa Rica te recebe. A expressão serve pra tudo: ”bom dia!”, “boa tarde”, “tudo bem”. Então: Pura vida!

Joara Marchezini, coordenadora de projetos, também esteve comigo na Costa Rica, participando de três atividades. A primeira, foi um encontro de mulheres latinoamericanas feministas que atuam no campo de segurança e direitos digitais.

Nós nos reunimos no espaço da Cooperativa Sulá Batsú para nos reconectarmos e pensarmos juntas sobre práticas de cuidado e justiça socioambiental.

Conhecemos uma plataforma de conteúdo desenvolvida por e para mulheres desenvolvedoras e indígenas da Asociación de mujeres Kjala Bata do Alto Pacuaredo, território Cabécar. Lembrei muito da nossa experiência com o Graúna Comunitário, servidor de conteúdo para acesso local pelas comunidades. Elas passaram anos criando conteúdo próprio, com fotos, vídeos e textos sobre danças, cantos, rezas, conhecimentos ancestrais, saúde, território. As histórias das mulheres que ali vivem são incrivelmente potentes e inspiradoras.

O RightsCon - Cúpula Mundial sobre Direitos Humanos na Era Digital - aconteceu entre 5 e 8 de junho, no Centro de Convenções, e reuniu, das formas presencial e online, mais de 8 mil participantes envolvendo 1.500 organizações entre sociedade civil, governos e empresas. Destacamos que a participação de movimentos sociais, que trabalham com pautas que vão além dos direitos digitais, cresceu e os movimentos socioambientalista, negro e indígena marcaram presença na RightsCon.

A mesa que o NUPEF organizou na cúpula foi uma proposta conjunta com a Data Privacy Brasil e contou com a presença da Fundación Acceso da Costa Rica, a APC, e Loreto Bravo, da Rede de Proteção de Direitos Humanos. Os temas abordados foram transparência de dados ambientais e como o Acordo de Escazú pode contribuir para a proteção socioambiental dos territórios e de defensores.

Mesa-Escazu-Rightscon

CONFIRA AQUI O DEBATE COMPLETO.
 

Zanatta-Oona-Joara

 

Reparamos que desinformação e a regulação das plataformas estão sendo debatidos em muitos lugares do mundo, mas são percebidas de maneira distintas por organizações de diferentes países. A impressão que deu é que ter atravessado um processo eleitoral com tanta mentira tornou o Brasil mais preocupado com a (falta de) moderação de conteúdo engendrada pelas plataformas. Em alguns contextos, falar em moderação de conteúdo suscita o grande temor de autoritarismo e censura. Vamos ver o quanto conseguimos avançar coletiva e globalmente nesse debate complexo, que o NUPEF acompanha.

Desde o biênio 2019-2020, tenho contribuído voluntariamente com o Board of Directors da APC (Associação para o Progresso das Comunicações) e, por isso, também estivemos com a APC na Costa Rica. O encontro foi em La Fortuna, um lugar incrível a algumas horas de San José, com direito à vista do Vulcão Arenal. Alguns destaques: conseguimos fazer uma breve (mas boa) discussão sobre a conjuntura e os desafios para a APC no contexto atual; e, como havia equipes da APC reunidas para realizar planejamento estratégico, foi interessante poder conversar mais com a turma do Locnet (projeto de redes locais da APC) e com o pessoal da comunicação.

Reuniao-APC
Viajar a trabalho é assim, foram 12 dias, e houve apenas um domingo sem reuniões. Aproveitei para dar um pulinho no Vulcão de Poás. Que energia incrível! Que beleza única! Tomamos uma baita chuva com direito a medinho por conta da “rayateria”, que nos obrigou a deixar rapidamente a área. Aventura!

Estivemos com pessoas muito queridas que estão imbuídas do mesmo espírito transformador que nos move no Nupef. Conseguimos conversar com atuais e potenciais parceiros e apoiadores - organizações que estão, cada uma do seu modo, trabalhando para termos mais direitos e fortalecermos as democracias dos nossos países.

Valeu demais, Costa Rica! Pura Vida!

vulcao

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.