Pular para o conteúdo principal

Ford lança rede global para ajudar grupos de justiça social a gerenciar os riscos e os benefícios da tecnologia

Fonte: Inside Philantropy

Lançada no Fórum de Governança da Internet 2023, em Kyoto, no Japão, no dia 10 de outubro, a Rede Global para Justiça Social e Resiliência Digital é uma iniciativa da Fundação Ford. Formada por 10 instituições que atuam fortalecendo as organizações da sociedade civil no Sul Global - entre elas o Instituto Nupef - a Rede tem como missão garantir que as organizações da linha da frente em todo o Sul Global possam aproveitar melhor os benefícios da tecnologia e, ao mesmo tempo, reduzir seus danos, que podem incluir vigilância online, censura e desinformação.

Nesta matéria da Inside Philantropy é possível compreender melhor o que é resiliência digital e como os membros da Rede estão atuando para lidar com os ataques feitos às organizações sociais que - justamente pelas causas que defendem - desafiam o poder hegemônico. É o caso do Instituto Nupef que promove o uso seguro das tecnologias de informação e comunicação, concentrando-se na expansão do uso da tecnologia entre organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidades que sofrem vulnerabilidade social e econômica. 

A Diretora de Desenvolvimento Institucional, Oona Castro, explica que o trabalho desenvolvido pelo Nupef contribui para aumentar a resiliência digital entre os povos indígenas, quebradeiras de coco babaçu e populações quilombolas, principalmente na região da Amazônia Legal. "Essas pessoas são os mais proeminentes defensores do meio ambiente nos territórios da região amazônica. São elas que resistem todos os dias para proteger o meio ambiente, os territórios, as vidas e a cultura", ressaltou Oona.

Confira a matéria completa: https://archive.is/r6EAq#selection-304.0-309.0

Foto de capa: Paulo Duarte

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.