Pular para o conteúdo principal

Está no ar a edição de número 37 da PoliTICS

Subtítulo
Como equilibrar direitos individuais e o bem-estar da comunidade no uso dos serviços online? Refletir sobre o tema é o convite desta edição!

Em sua edição de nº 37, a Revista PoliTICS, uma publicação do Instituto Nupef, convida todos e todas para refletirem sobre os desafios em equilibrar os direitos individuais e o bem-estar da comunidade no uso dos serviços online. Um desafio, vale ressaltar, tão antigo quanto os primeiros serviços em rede baseados em conteúdos gerados pelos participantes, como os precursores serviços de troca de mensagens, e-mails e sistemas de conferências online.

Nos seis artigos que compõem a Revista, os/as autores/as refletem sobre temas como a crise de legitimidade das plataformas online; a necessidade de atualizar os modelos de governança online; a relação entre as tecnologias digitais e o fortalecimento da agricultura, à medida que podem contribuir par tornar os sistemas alimentares mais produtivos, sustentáveis e eficientes.

Também foram abordadas as implicações em direitos humanos dos sistemas de reconhecimento de emoções; as lacunas da Lei Eleitoral e o baixo empenho da Secretaria de Comunicações do governo federal para emplacar revisões relevantes na legislação. Outro tema que integra a edição é a relação entre a Starlink, a ampliação da desigualdade global e a necessidade de se construir um regime de inovação digital mais responsável.

Contribuem com essa edição, Ethan Zuckerman e Chand Rajendra-Nicolucci, com o artigo “Da governança comunitária ao atendimento ao cliente e vice-versa”; Philip Seufert, com “Agricultura digital: uma nova fronteira para os direitos de dados”; Brenda Cunha e André Boselli, com o texto “Sorria, você está sendo julgado”; Flavia Lefèvre Guimarães, com o artigo “Minirreforma eleitoral abortada e desinformação”; Steve Song, com “Starlink e desigualdade” e Ritse Erumi e Anita Gurumurthy, com o artigo “A economia digital está quebrada – mas não é tarde demais”.

Saiba Mais - Uma das áreas de atuação do Nupef, desde a sua criação, é a pesquisa e a difusão de conhecimento em tecnologia, comunicação e acesso seguro à Internet. A PoliTICs é um dos principais produtos desta área. Publicada desde 2008, a revista traz conteúdos inéditos em língua portuguesa, com análises, textos de opinião e artigos informativos que ajudam a fomentar o debate sobre as questões ligadas às políticas de comunicação e TICs.

A PoliTICs oferece olhares de atores de diferentes áreas de conhecimento e experiência, oriundos da sociedade civil, da academia, de governos, bem como de especialistas e formuladores de políticas - sempre com uma linguagem acessível que facilita a compreensão dos conteúdos pelo público não técnico, ou por qualquer pessoa que começa a se aproximar dos temas com os quais o Instituto Nupef trabalha.

Clique aqui para acessar ler a edição 37 da PoliTICS: https://politics.org.br/categoria/politics-37

 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.