Pular para o conteúdo principal

Carlos Afonso reúne seus artigos, entrevistas e livros em um site

CA-blog

Nome fundamental da história da Internet no Brasil, Carlos Alberto Afonso esteve nos primórdios da instalação da rede mundial de computadores do país e segue, década após década, como um pensador fundamental sobre os caminhos da tecnologia no mundo.  Hoje, entre outras funções, é diretor executivo do Nupef, organização que ajudou a criar. 

Neste mês, em que completou 78 anos (no último dia 7), CA, como é chamado, deu-se de presente, e a todos nós, um site em que reúne todos os seus artigos, livros e entrevistas. Um trabalho em andamento, é claro, já que sua produção segue em pleno vapor. 

Parece coisa simples, mas pense na quantidade de gente que produz à beça e tem esse conteúdo espalhado por revistas acadêmicas, redes sociais e jornais? Ao dar a chance de reunião de sua produção em um só lugar, CA permite que o leitor faça uma viagem pelas fases e reflexões geradas pela tecnologia. A ação se mostra coerente com um dos projetos do Nupef, o Graúna, que trata justamente de memória na internet. 

Há produção acadêmica desde 1979, mas a maioria dos escritos se concentra a partir dos anos 90, com o estabelecimento da Internet no Brasil. 

CA faz algumas observações: "Alguns textos foram reformatados e foram preservados os conteúdos originais. A maioria dos textos reflete situações e processos das datas em que foram escritos -- há que reconhecer as profundas mudanças decorrentes da expansão e desenvolvimento das tecnologias digitais e da Internet".

O resultado é um prato cheio para pesquisadores de tecnologia, mas também para quem se interessa por essa história, contada pelo ponto de vista de um de seus mais ilustres personagens. Navegue em https://tapuia.blog.br/pt-br.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.