Pular para o conteúdo principal

20 de novembro: Nupef recomenda a leitura da obra "Griots e Tecnologias Digitais"

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Instituto Nupef reafirma o seu compromisso com a promoção do uso seguro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)  em  comunidades negras e indígenas e reforça que é impossível lutar pela democratização da comunicação sem enfrentar o racismo. E esse enfrentamento deve ser cotidiano!

É importante reconhecer o protagonismo do povo negro na produção e reflexão sobre tecnologias e atualizar as lutas a partir das ferramentas que temos. Neste 20 de novembro, o Nupef recomenda a leitura da coletânea “Griots e Tecnologias Digitais".  A obra tem como objetivo contribuir com o resgate de ensinamentos ancestrais nos debates contemporâneos emergentes. Organizado por Thiane Neves Barros e Tarcízio Silva, o livro reúne 11 capítulos de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de países da Afrodiáspora e África, como Congo, Etiópia, Gana, Nigeria, Colômbia, Estados Unidos e Reino Unido. O prefácio é de  Zelinda Barros (UNILAB) e o posfácio de Paulo Victor Melo (IADE/Universidade Europeia).

Racismo algorítmico, performance da branquitude nas redes sociais, formas de resistência ao controle e outras violências nas plataformas digitais são alguns dos temas abordados. São trabalhos inéditos que buscam promover o diálogo entre a produção de ancestrais intelectuais afro-brasileiros e as tecnologias contemporâneas, sejam elas digitais, sociais ou educacionais.

Referências como Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Clóvis Moura, Milton Santos, Cida Bento, Zélia Amador de Deus, Sueli Carneiro, Abdias Nascimento, Nilma Lino Gomes e Antônio Bispo dos Santos são acionadas para fazer leituras de fenômenos contemporâneos sobre tecnologia e sociedade, como reconhecimento facial, governança na internet, ativismos digitais, entre outros.

Sigamos em defesa do fortalecimento da justiça social e racial no Brasil!

A obra pode ser adquirida no no site da LiteraRUA (https://www.literarua.com.br/livros/griots-brasileiros-e-tecnologias-digitais) ou pode ser baixada gratuitamente em PDF (https://desvelar.org/griots-e-tecnologias-digitais/) 

 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.