Pular para o conteúdo principal

Redes Comunitárias


Desde 2016, o Nupef vem intensificando suas ações de redes de comunicação em comunidades tradicionais e aldeias indígenas. A iniciativa é uma das frentes da atuação do instituto na defesa do direito de acesso universal, significativo e seguro à Internet.

Queremos, por meio de nosso projeto de Redes Comunitárias, assegurar conexão na ponta para povos indígenas e populações tradicionais, contribuindo para o fortalecimento de movimentos e populações rurais – os mais afetados pelas desigualdades de acesso e conectividade.

O projeto de Redes Comunitárias do Nupef se estrutura como uma iniciativa de inclusão e formação para o uso seguro de tecnologias da informação e da comunicação. A instalação das redes é acompanhada da chegada do projeto Graúna comunitário, que busca contribuir com o acesso a conhecimento, bem como a informações de interesse público, e com a difusão de conteúdo produzido localmente, valorizando a memória e a afirmação de direitos das comunidades.

Para isso, o Nupef implementa e mantém um servidor portátil local, com arquivos, mídia e sites, para acesso offline, sem necessidade de Internet nas comunidades tradicionais e aldeias indígenas.

Por fim, a chegada da rede às comunidades pode vir acompanhada das iniciativas do Nupef para a promoção do uso seguro da Internet e para o desenvolvimento de saberes técnicos que contribuem para a administração autônoma das redes nas comunidades.

As iniciativas de Redes Comunitárias do Nupef estão presentes em áreas do cerrado, Amazônia, litoral e Mata Atlântica, beneficiando povos indígenas, quebradeiras de côco babaçu, quilombolas e Guardiões da Floresta, entre outros.

Veja todos os Programas


Links Relacionados:

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.