Redes Comunitárias
Desde 2016, o Nupef vem intensificando suas ações de redes de comunicação em comunidades tradicionais e aldeias indígenas. A iniciativa é uma das frentes da atuação do instituto na defesa do direito de acesso universal, significativo e seguro à Internet.
Queremos, por meio de nosso projeto de Redes Comunitárias, assegurar conexão na ponta para povos indígenas e populações tradicionais, contribuindo para o fortalecimento de movimentos e populações rurais – os mais afetados pelas desigualdades de acesso e conectividade.
O projeto de Redes Comunitárias do Nupef se estrutura como uma iniciativa de inclusão e formação para o uso seguro de tecnologias da informação e da comunicação. A instalação das redes é acompanhada da chegada do projeto Graúna comunitário, que busca contribuir com o acesso a conhecimento, bem como a informações de interesse público, e com a difusão de conteúdo produzido localmente, valorizando a memória e a afirmação de direitos das comunidades.
Para isso, o Nupef implementa e mantém um servidor portátil local, com arquivos, mídia e sites, para acesso offline, sem necessidade de Internet nas comunidades tradicionais e aldeias indígenas.
Por fim, a chegada da rede às comunidades pode vir acompanhada das iniciativas do Nupef para a promoção do uso seguro da Internet e para o desenvolvimento de saberes técnicos que contribuem para a administração autônoma das redes nas comunidades.
As iniciativas de Redes Comunitárias do Nupef estão presentes em áreas do cerrado, Amazônia, litoral e Mata Atlântica, beneficiando povos indígenas, quebradeiras de côco babaçu, quilombolas e Guardiões da Floresta, entre outros.