Projetos e Programas
Atualmente, o Nupef desenvolve 12 iniciativas dentro de seus programas e projetos:
-
Conectividades, acesso e conteúdos: resiliência e comunicação de povos indígenas e quilombolas (Meaningful access: advancing towards indigenous and traditional peoples content production and dissemination)
-
Projeto de Infraestrutura de Comunicação para fortalecer Movimentos Indígenas e Quilombolas
-
Implementação de Redes para Monitoramento Territorial e Ambiental para os Guardiões da Floresta
Acervos e Memória
O Instituto Nupef trabalha contribuindo para a memória da Internet brasileira por meio do projeto Graúna. A vulnerabilidade e efemeridade de conteúdos na Internet são notórias. Projetos como Internet Archive, Arquivo.pt, Web Archive entre outros, têm trabalhado em diversos países para manter arquivos de páginas de Internet criadas em seus países. Além da memória de sites brasileiros, o Nupef mantém um servidor portátil local, com arquivos e mídia de interesse público, para acesso sem necessidade de Internet em comunidades tradicionais e aldeias indígenas.
Entre as organizações e fundações que apoiaram e foram parceiras nos últimos anos: Open Society Foundations; Fundação Ford; Embaixada do Reino Unido e Foreign Commonwealth & Development Office (FCDO).
Conheça o Graúna:
Acesso
O Instituto Nupef atua em defesa do direito de acesso universal, significativo e seguro à Internet, por todos e todas em condições de igualdade. Desde 2016, vem intensificando suas ações de redes de comunicação em comunidades tradicionais e aldeias indígenas. O objetivo é contribuir para o fortalecimento de movimentos e populações rurais, e os mais afetados pelas desigualdades de acesso e conectividade. Entre seus parceiros estão o Movimento Interestadual das quebradeiras de coco babaçu, a Conaq e o Instituto Sociedade, População e Natureza.
Além disso, o Nupef atua também na análise e formulação de políticas públicas e de regulação que afetam as condições para conectividade pela população brasileira, como a regulamentação do uso do espectro, das redes comunitárias e as condições de acesso pelo mercado. Entre seus parceiros estão as entidades que compõem a Coalizão Direitos na Rede, como Idec, Artigo-19, Instituto Bem-estar Brasil e Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, entre outros.
Entre as organizações e fundações que apoiaram e foram parceiras nos últimos anos: Fundação Ford; Internet Society, Association for Progressive Communications; Instituto Sociedade População e Natureza; Embaixada do Reino Unido e Foreign Commonwealth & Development Office (FCDO).
Conheça os projetos:
Infraestrutura Resiliente e Segura
O Instituto Nupef gerencia e mantém um sistema autônomo, por meio do projeto Tiwa, voltado exclusivamente para organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.
O Tiwa é um provedor de serviços web, operando projetos e ferramentas, como nuvem, lista de emails, websites e plataforma de videoconferência, de forma autônoma, segura e independente.
Conheça o Tiwa:
Segurança da Informação
O Nupef atua para promover boas práticas de segurança digital junto a organizações da sociedade civil e movimentos sociais, como parte da estratégia de resiliência e conectividade. Acreditamos que a ampliação do acesso é fundamental para reduzir as desigualdades sociais, mas queremos contribuir para que esse acesso e toda comunicação realizada a partir dele sejam seguros.