Pular para o conteúdo principal

Um projeto dedicado à juventude quilombola de Maranhão e Piauí

Jovens dos quilombos contemplados pelo projeto

 

É bonito ver um projeto ganhar a rua - ou pegar estrada - e encontrar sua comunidade. 

Na semana passada, uma parte da equipe do Nupef esteve no quilombo Santa Joara, em Itapecuru Mirim (MA). Lá, o grupo se reuniu com jovens daquela comunidade, e também de outros quilombos: Itaperim (no município de Tutoia-MA), Boca da Mata (Icatu-MA), Tapuio (Queimada Nova-PI) e Custaneira (Paquetá-PI). 

O nome do projeto é autoexplicativo: Estratégia de Comunicação e Resiliência em Territórios Quilombolas. O objetivo é expandir as possibilidades de comunicação e conectividade das comunidades, e estimular boas práticas de cuidados digitais. Também participaram das conversas lideranças locais e representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), nossa valorosa parceira nesta empreitada. 

Nos próximos meses, dez jovens dessas comunidades receberão bolsas para participar de uma formação. 

Durante esta temporada de abertura da formação a equipe do Nupef se reuniu com os jovens para instalar a rede comunitária de internet em Santa Joana. Os alunos tiveram aulas práticas e teóricas. 

Jovens quilombolas conversam no projeto

A novidade desta experiência atual é que os representantes de outros quilombos vão voltar para casa e instalar eles próprios as redes locais. Com suporte virtual - e, se necessário, presencial - do Nupef. 

Uma turma animada, atenta e participativa, mesmo diante de tanta informação nova em pouco tempo. 

Vamos contando o andamento do projeto por aqui! Mas desde já deixamos nosso agradecimento pela confiança das comunidades e a parceria com a Conaq.  
 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.