Pular para o conteúdo principal

Tadao Takahashi, pioneiro da Internet brasileira

Tadao TakahashiRecebemos a notícia do falecimento do amigo Tadao Takahashi, uma liderança fundamental no planejamento e implantação da Internet no Brasil.

Como fundador e ex-diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Takahashi iniciou a primeira rede acadêmica de alcance nacional no Brasil e foi uma força motriz no esforço de coordenação com outras redes acadêmicas nacionais para estabelecer uma espinha dorsal que acabaria se tornando uma grande impulsora da Internet brasileira.

Enquanto estava na RNP, Takahashi tornou-se um dos primeiros proponentes de uma abordagem inclusiva multissetorial para a governança da rede ao participar da concepção de um dos primeiros modelos de governança pluralista da Internet, que resultou na criação, em 1995, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) -- anos antes da criação do organismo multissetorial internacional de governança dos nomes e endereços da Internet, a ICANN.

Ele também foi o criador e presidente do Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil (SOCINFO), uma iniciativa nacional para articular e expandir o uso estratégico da Internet no Brasil nas principais áreas de aplicação, incluindo governo, educação e saúde.

Tadao, como o conhecíamos, ajudou a moldar as políticas públicas sobre iniciativas de tecnologia da informação e comunicação (TICs) das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial, e continuou a incentivar o uso das TICs para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Tadao foi co-fundador do capítulo brasileiro da Internet Society, e um apoiador fundamental das iniciativas da sociedade civil no desenvolvimento da Internet brasileira, incluindo o projeto pioneiro de conexão Internet da Eco '92 em uma parceria entre a RNP e o IBASE. Em 2017 foi o segundo brasileiro guindado ao Hall da Fama da Internet, promovido pela Internet Society.

Era formado em Ciência da Computação (Universidade de Campinas, Brasil), Comunicação Social (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil) e Informática (Instituto de Tecnologia de Tóquio, Japão).

Aqui o vídeo da entrevista de Tadao quando foi guindado ao Hall da Fama da Internet, em 2017:
https://www.youtube.com/watch?v=nxLDRY4ajf4

 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.