Pular para o conteúdo principal

#retrospectivaNupef: Instalamos redes comunitárias em 18 territórios pelo país em 2022

Instalação de rede em Boa Esperança (MA)

 

 

Nossa equipe técnica ralou muito este ano. Entre outros motivos, por conta do projeto de redes comunitárias. Depois de dois anos de pandemia, não poderia ser diferente. Mas ainda assim, todo mundo se surpreendeu por aqui quando vimos o resultado final. Foram instaladas redes comunitárias em 18 territórios ao longo de 2022, no Maranhão e no Espírito Santo. De modo geral, em comunidades quilombolas e aldeias indígenas, graças a parcerias com  instituições e movimentos como o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad) o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb).

As redes podem levar internet a comunidades até então desconectadas. Mas não apenas isso. Muitas vezes o objetivo da população é ter meios mais sólidos de comunicação comunitária. Há casos em que a internet até é uma realidade, mas ainda está em falta em ambientes como a escola, o posto de saúde, a associação de moradores. 

E isso é o mais bonito do projeto. São as comunidades que definem o que querem, e atuam diretamente para realizar a instalação e aprender a lidar com os eventuais problemas técnicos. 

Contamos mais sobre a experiência em Aracruz aqui.

As redes foram instaladas em:

Aldeia Comboios, Aracruz (ES) 

Aldeia Piraquê-Açu, Aracruz (ES)  

Com. quilombola Matões dos Moreira, Codó (MA)

Com. quilombola Boa Esperança, Codó (MA) - Expansão da rede 

Aldeia Irajá, Aracruz (ES) 

Aldeia Caieiras Velha, Aracruz (ES)

Aldeia Awá, Bom Jardim (MA) 

Aldeia Cachoeira (MA) 

Base Serra da Vovó (MA) 

Aldeia Tiracambu (MA) 

Aldeia Guaja Cocal, Bom Jardim (MA) 

Aldeia Juriti, Bom Jardim (MA) 

Aldeia Areal, Aracruz (ES) 

Aldeia Nova Esperança, Aracruz (ES)

Base, Bom Jardim (MA)

Jussara, Bom Jardim (MA)

Aldeia Tiracambu, Bom Jardim (MA)

Aldeia Turizinho , Bom Jardim (MA)

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.