Pular para o conteúdo principal

Projeto Graúna é apresentado durante reunião da Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do CGI.br

Membros da Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) reuniram-se no dia 24 de setembro, em Salvador, Bahia, para debater sobre temas estratégicos para a área de direitos digitais, bem como para definir a agenda prioritária da Câmera para 2025. Participaram representantes de organizações da sociedade civil, universidades e consultorias privadas. Pelo Instituto Nupef, estiveram presentes o diretor executivo da organização, Carlos Afonso, o c.a., e a conselheira Flávia Lefèvre. O projeto Graúna foi uma das iniciativas apresentadas durante o debate sobre a memória da Internet.

Voltado para a preservação da memória na Web, o projeto Graúna é uma biblioteca de conteúdos digitalizados em português. Desenvolvido em código aberto com tecnologias similares às usadas por indexadores de grande porte como a iniciativa archive.org, o projeto preserva e reproduz a estrutura de navegação e os conteúdos de sites web. “Muitos grupos sociais que estruturam seus conteúdos na Internet não têm condições de financiar sua preservação e o material acaba se perdendo. É difícil também para pesquisadores encontrarem conteúdos preservados na rede que, muitas vezes, se perdem ou são excluídos. Essas dificuldades são ainda maiores com a preservação de conteúdos de línguas não inglesas”, explicou c.a.

Reunião da Câmara de Bens Culturais do CGI.Br

Nesse cenário, tornam-se ainda mais relevantes iniciativas como o Graúna, que foi bastante elogiado durante a reunião. Os/as participantes reconheceram o papel fundamental que o projeto pode ter na preservação da memória na rede. Foi destacado, também, como um trabalho de preservação de memória é especialmente importante para sites do poder público.

Saiba Mais

A Câmara de Conteúdos e Bens Culturais é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que tem como objetivo desenvolver e adotar padrões de publicação de acervos culturais digitais. Entre os temas que foram definidos durante a reunião para compor a agenda da instância estão: Acervo e memória na Internet; Impactos da plataformização sobre a produção cultural e taxa de Uso de Rede ou Uso sustentável da rede: visões e perspectivas sobre o desenvolvimento da infraestrutura de conectividade.

O Instituto Nupef tem atuado para promover a preservação e difusão de conteúdos online e também em formatos para acesso local em comunidades onde a conectividade é precária ou inexistente. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da democracia por meio da proteção e difusão de conteúdos de interesse público. O Projeto Graúna inclui dois componentes: Graúna Comunitário - Preservação e acesso local e Graúna Memória - Preservação de conteúdos online.

 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.