Pular para o conteúdo principal

Participamos do 2º encontro do projeto de estratégias de comunicação em Territórios Quilombolas

Alunos Curso em Parceria com Conaq no Maranhão

A equipe do Nupef esteve, na última semana de julho de 2023, no quilombo Boca da Mata, no município de Icatu (MA). Lá, participamos do encontro com 10 jovens bolsistas do projeto Estratégias de Comunicação e Resiliência em Territórios Quilombolas, que desenvolvemos em parceria com a Conaq. Os dez jovens estão desde janeiro num processo de formação em tecnologia, comunicação e direitos humanos.

A partir da perspectiva da comunicação como um direito humano, eles discutiram o cenário de desigualdade de acesso, a (in)justiça socioambiental e estão praticando a produção de conteúdo e comunicação comunitária. Nos últimos dois dias eles implementaram mais uma rede comunitária.

A recepção da comunidade para a turma do projeto teve muita música, reza e compromisso político. O Prefeito de Icatu e secretários do poder municipal, a vereadora Cândida, lideranças da comunidade saudaram a equipe do projeto e a chegada da Internet na comunidade.

Comunidade-Icatu

A diretora de desenvolvimento institucional do Nupef, Oona Castro, ressaltou a importância de implantação de infraestrutura de Internet nas zonas rurais e a importância de conhecimento e autonomia das comunidades para decidir como usar a Internet. O coordenador de juventude da Conaq, Celso Araújo, salientou a importância da parceria com Nupef para o fortalecimento da luta quilombola.

Os jovens abriram o encontro mostrando vídeos de suas comunidades em que mostraram seus territórios, festejos, religiosidade e cultura de seus quilombos.

Oficina_comunicacao

Nossos parceiros do Intervozes e da Inspirar Inovação e Comunicação também estão participando do projeto contribuindo com seus conhecimentos e experiências. Yndara Vasques e Franci Monteles, da Inspirar, ministraram uma oficina de comunicação comunitária. 

Também tivemos oportunidade de realizar uma reunião com parceiros do Miqcb, Conaq e CIMI para conversar sobre as demandas das organizações e os rumos de nossa parceria. Na foto abaixo, estão Lilian Mendes, assessora do Miqcb, e Anny Linhares, liderança da Conaq, com Oona Castro, Zeilane Conceição e Carolina Magalhães, do Nupef. 

Nupef_miqcb-conaq-cimi

--

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.