Pular para o conteúdo principal

Oona Castro, diretora do Nupef, participa de lançamento de guia voltado a redes comunitárias

Tela da videoconferência realizada pelo debate virtual de lançamento do guia.
Tela da videoconferência realizada pelo debate virtual de lançamento do guia "A autonomia tecnológica como uma constelação de experiências" .

Nesta quarta-feira (30), Oona Castro, diretora de desenvolvimento institucional do Nupef, participou do debate virtual de lançamento de um guia voltado para as redes comunitárias. Mais precisamente, para a criação e implementação coletiva de programas de formação para promotoras e promotores técnicos comunitários.

A conversa reuniu também as mexicanas Daniela Parra e Alejandra Carrillo, duas das coautoras do guia, Adriane Gama, comunicadora do Projeto Saúde e Alegria e que está na linha de frente da implementação de redes na Amazônia, além de Tania, da Coolab, e a mediadora Debora Prado, da APC (Associação para o Progresso das Comunicações) .

Bem de acordo com o título do guia "A autonomia tecnológica como uma constelação de experiências" , o grupo de mulheres que integrou a conversa apresentou experiências bem variadas. Mas com muitos pontos em comum, inclusive nos desafios e na percepção de que o caminho ideal envolve muita colaboração.

As coautoras explicaram as escolhas para a elaboração do guia, que está sendo lançado em diversas línguas, enquanto Adriane deu uma visão bem prática dos desafios de participar de oficinas de comunicação comunitária em aldeias indígenas. Já Oona contou como as particularidades de cada comunidade moldam o processo de construção coletiva. "A tecnologia é muito desejada, mas também muito assustadora. São muitos equipamentos e informações novas. Ao implementar uma rede percebemos concretamente como as realidades de cada comunidade impactam no grau de apropriação das redes", observou ela.

  • O guia em português pode ser acessado clicando aqui.
  • A íntegra do debate pode ser assistida no canal do youtube das Redes por la Diversidad, Equidad y Sustentabilidad A.C. (REDES AC).

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.