Pular para o conteúdo principal

Nupef participa do Encontro de Comunicadores Quilombolas no Maranhão

Na última segunda-feira (28/10), o Instituto Nupef teve a alegria de participar do Encontro de Comunicadores Quilombolas, que aconteceu no Centro de Cultura Negra do Maranhão, em São Luís e foi promovido pela Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ).

Estiveram presentes a assessora de projetos da organização, Carol Magalhães, Celso Araújo, coordenador de juventudes da CONAQ e articulador do projeto Territórios Resilientes e Conectados, Douglas Barbosa e Francisco Campelo, jovens quilombolas que atuam como monitores no projeto. O encontro teve como objetivo dialogar sobre a comunicação popular quilombola e iniciar um planejamento estratégico de comunicação para as organizações. O encontro marcou também o início da participação de Francisco e Douglas no Coletivo de Comunicação da CONAQ.

“O encontro foi muito interessante. Aprendemos muito e começamos a planejar ações importantes. Estou muito animado em poder fazer parte deste coletivo de comunicadores quilombolas. Aqueles jovens que permanecem aqui vão querer dar continuidade, se envolver e querer fortalecer nossa comunidade. Estou disposto a ajudar a fortalecer minha comunidade e as comunidades vizinhas. Vejo que o coletivo traz uma possibilidade muito boa de formar novas lideranças. Afinal, nós somos o futuro de hoje. É muito bom reconhecer e contar nossas verdadeiras histórias”, partilhou Francisco Campelo.

Para Carol Magalhães “foi muito gratificante para nós ouvir a  fala da direção da CONAQ sobre a importância da parceria com o Nupef e ver os jovens monitores se integrando a esse debate, como fruto  da formação realizada nos projetos nos quais estão envolvidos”.

Saiba Mais - Territórios Resilientes e Conectados é um projeto do Instituto Nupef que se insere no Programa Redes Comunitárias e conta com o apoio da Internet Society Foundation. É realizado em parceria com a CONAQ e com o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.