Pular para o conteúdo principal

Nupef participa de seminário da Anatel sobre expansão sustentável das Redes Comunitárias no Brasil

Ampliar o diálogo com a sociedade civil e discutir mecanismos de melhoria e maior viabilidade às redes comunitárias. Este é o objetivo do seminário Desafios para a Expansão Sustentável das Redes Comunitárias no Brasil, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Grupo de Trabalho de Redes Comunitárias. O evento acontece nesta quarta-feira (22/11), em Brasília, com transmissão pelo canal da Anatel no YouTube.

O seminário integra os esforços do Grupo de Trabalho de Redes Comunitárias, composto por uma série de organizações, entre elas o Instituto Nupef. Participam dos painéis temáticos representantes de redes comunitárias, de organizações da sociedade civil, estudiosos e membros do poder público. A abertura contará com a presença dos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira – além do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, do conselheiro Vicente Aquino e do conselheiro Artur Coimbra.

Entre os temas que serão abordados, destaca-se o acesso de povos e comunidades tradicionais às redes comunitárias; os usos e possibilidades das redes e o valor delas para fortalecer direitos fundamentais e soberania digital.

Indicada pelo GT, a assistente de projetos do Nupef, Ana Carolina Magalhaes Mendes, vai colaborar com o painel “Desafios para a instalação e continuidade das redes comunitárias”. O Nupef acumula sete anos dedicados à construção de infraestrutura local de redes de comunicação para apoiar e proteger povos indígenas, comunidades tradicionais e seus territórios em regiões da Amazônia Legal.  A ideia é contar um pouco sobre essa caminhada e refletir sobre os desafios enfrentados para a universalização e continuidade do acesso, num contexto de extrema desigualdade na implantação de infraestrutura e na oferta de serviços em diferentes regiões do país.

Visita – A programação conta ainda com uma visita à Escola da Capela do Vão do Moleque, localizada na zona rural do município de Cavalcante, em Goiás, para conhecer uma experiência de rede comunitária em funcionamento. A atividade acontece nos dias 20 e 21 de novembro e conta com a presença de diversos representantes da sociedade civil no Grupo de Trabalho de Redes Comunitárias, como Bruna Zanolli, Daiane Araújo e Geórgia Martins.

Confira a programação completa:  https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/anatel-realiza-seminario-sobre-redes-comunitarias

SERVIÇO

O quê: Seminário Desafios para a Expansão Sustentável das Redes Comunitárias no Brasil

Quando: quarta-feira, 22 de novembro

Horário: 9h às 17h

Onde: Sede da Anatel (Auditório Nelson Mitsuo Takayanagi - SAUS Qd. 6 Bloco E, 2º andar – Brasília/DF)

Transmissão Ao Vivo: https://www.youtube.com/anatel

Inscrições: O evento é gratuito. Para participação presencial, a inscrição deve ser feita por meio deste formulário: Redes Comunitárias: Desafios para Expansão Sustentável no Brasil (office.com)

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.