Pular para o conteúdo principal

Nupef implementa redes comunitárias em duas aldeias da Terra Indígena Rio Pindaré

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a equipe de tecnologia do Nupef esteve nas Aldeias Tabocal e Nova, na Terra Indígena Rio Pindaré, no Maranhão. O objetivo foi implementar uma rede comunitária em cada aldeia e capacitar lideranças para que as comunidades possam instalar e manter redes comunitárias com autonomia.

Implementação de rede comunitária em aldeias indígenas do MA

No dia 29 foram realizadas a implementação da rede em Tabocal e uma formação que reuniu cerca de 20 pessoas de ambas as aldeias. A implementação da rede comunitária em Aldeia Nova aconteceu no dia 31 de outubro. Após as atividades presenciais, as comunidades também participam de oficinas online até o dia 14/11.

 “Começamos com uma introdução ao conceito de Rede Comunitária, mostrando os benefícios e o impacto positivo que isso traria, além de apresentar os componentes básicos, como roteadores, cabos e servidor. Explicamos também como a rede seria estruturada e fizemos um treinamento prático de montagem de cabos Ethernet”, explicou Zeilane Fernandes Conceição, integrante da Área de Tecnologia do Nupef e facilitadora da atividade, juntamente com Moacir Neto que também integra a equipe de tecnologia e é engenheiro de telecomunicações.

Comunidades participam de treinamento para implementar e manter redes comunitárias
 

Saiba Mais - A atividade integra o projeto Povos Indígenas e Paisagens Sustentáveis no Cerrado e na Amazônia, desenvolvido pelo Instituto Nupef, em parceria com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e apoio da Norad - Norwegian Agency for Development Cooperation.
 

 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.