Pular para o conteúdo principal

Instituto Nupef participa do The Global Gathering: evento internacional voltado para defensores de direitos digitais

Entre os dias 15 e 17 de setembro, o Instituto Nupef participou do The Global Gathering, realizado em Estoril, Portugal. Organizado pela Team Community, o evento marca um novo formato pensado para o Internet Freedom Festival (IFF) que em suas edições anteriores, realizadas na Espanha, reuniu ativistas e defensores de direitos digitais e privacidade de várias partes do globo. Nesta nova proposta, o Global Gathering surge como um grande festival social e de networking.

O evento contou com três tipos de atividades: a Cúpula, um encontro restrito a gestores e representantes comunitários selecionados previamente; a Feira, espaço onde os defensores de direitos digitais puderam se conectar, trocar experiências e organizar atividades de forma autogestionada e os chamados Eventos Satélites, promovidos fora da área do Global Gathering pelas organizações convidadas.

Representando o Nupef, o coordenador de tecnologia Rodrigo Troian teve a oportunidade de participar da Cúpula, evento para convidados  que reuniu cerca de 200 pessoas de várias partes do mundo, entre representantes de instituições doadoras, governos, organizações privadas, associações da sociedade civil, entre outras. Além de estabelecer conexão com iniciativas que atuam no campo da infraestrutura segura, Troian também teve a oportunidade de participar de uma série de eventos satélites que reuniram Defensores de Direitos Digitais.

“O Global Gathering nos possibilitou construir novas pontes entre os Defensores de Direitos Digitais e ampliar nossas visões sobre os problemas que são vivenciados, principalmente, em zonas de risco. Representando o Nupef, pude participar de grupos de pesquisa e trabalho sobre capacitação de pessoas em segurança, defesa e direitos digitais, focando principalmente nos cenários dos nossos parceiros que atuam na região amazônica do Brasil”, destacou o coordenador de tecnologia do Nupef.


Entre os eventos satélites de que participou, Troian pôde reunir-se com outras organizações da Rede Global para Justiça Social e Resiliência Digital que o Nupef integra e por meio da qual articula estratégias de fortalecimento dos movimentos lutando por democracia, justiça socioambiental e direitos humanos.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.