Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Internet: sociedade civil na luta pela democratização do acesso e da informação

Até o início dos anos 80, apenas algumas universidades tinham acesso à Internet e o uso era limitado a trocas de e-mails. A primeira organização da sociedade civil brasileira a ter um microcomputador foi o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), fundada em 1981, tendo entre seus fundadores Herbert de Souza, o Betinho; Carlos Afonso, o c.a. – hoje, diretor executivo do Nupef .

Foi o Ibase que criou o AlterNex, considerado o primeiro provedor de Internet do país fora do meio acadêmico. O marco que deu grande impulso ao AlterNex foi a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92.

Para garantir que pessoas de várias partes pudessem participar do evento, foram instaladas redes de computadores e dezenas de máquinas que foram conectadas à Internet. Pode-se dizer que a Internet no Brasil, como rede permanentemente conectada, nasce com a Eco-92.

Ou seja, a importância da sociedade civil organizada no processo de democratização do acesso e da informação no Brasil é antiga e segue sendo cada vez mais relevante nos dias atuais, marcado por um modelo de provimento de serviços Internet, onde as grandes empresas detêm a maior parte do negócio e a população ficam refém delas, pagando caro por serviços de qualidade questionável e pouco seguros.

Mas, as organizações da sociedade civil que lutam pela democratização da comunicação seguem na contra corrente no esforço de produzir tecnologias e metodologias resilientes para enfrentar esse controle.

O Tiwa é um exemplo disso. Desenvolvido pelo Nupef, é um provedor de sediamento de serviços sem finalidade lucrativa mantido por entidades civis, voltado exclusivamente a organizações sem fins lucrativos e movimentos sociais. A infraestrutura é mantida pelo Nupef, em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Por isso, no Dia Mundial da Internet, fazemos questão de ressaltar a importância da sociedade civil organizada na constante luta para  "democratizar a informação para democratizar a sociedade".

 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.