Pular para o conteúdo principal

Adeus a um dos indispensáveis: Scott Weikart

Alguns dos co-fundadores da APC: Carlos A. Afonso, Scott Weikart, Geoff Sears, Steve Fram, San Francisco, 1990.
Alguns dos co-fundadores da APC: Carlos A. Afonso, Scott Weikart, Geoff Sears, Steve Fram, São Francisco, 1990.

 

Versão modificada de texto original publicado pela APC em 23 de agosto de 2023

 

Com pesar informamos o falecimento de Scott Weikart, um dos indispensáveis que tornaram possível a Associação para o Progresso das Comunicações (APC).

Scott foi um dos técnicos de justiça social discretamente brilhantes que ajudou a construir as bases do que hoje chamaríamos de infraestrutura autônoma e autogerenciada da APC – a espinha dorsal da infraestrutura de comunicação das redes da APC e dos meios de compartilhamento de informações em todo o mundo”, diz Karen Banks, atualmente diretora de operações da associação.

Scott foi uma das pessoas que lutou por uma Internet para comunicações globais livres de barreiras comerciais. Ele contribuiu para o crescimento da rede da APC através do trabalho que realizou com sua falecida parceira Jo-Anne Scott e outras pessoas da APC nas oficinas da INET para países em desenvolvimento. Scott forneceu apoio técnico consistente e instrumental para antigos e atuais membros da APC como AlterNex, Colnodo, Pangea, LaNeta e tantos outros.

A APC foi formalmente fundada em 1990 por um grupo internacional de entidades civis, incluindo o Institute for Global Communications dos Estados Unidos, GreenNet do Reino Unido, NordNet da Suécia, Web Networks do Canadá, AlterNex/Ibase do Brasil, Nicarao/CRIES do Nicarágua e Pegasus da Austrália. E esta história pode realmente ser rastreada até 1985.

Logo depois de obter seu doutorado em Ciência da Computação em 1979, Scott fundou a Community Data Processing com Dave Offen em 1981. Eles usaram hardware descartado pelo centro de pesquisa da Hewlett-Packard para montar o que hoje são chamados de servidores. Usaram estas máquinas para oferecer ferramentas a ativistas de defesa ambiental, dos direitos das mulheres e no apoio ao povo da América Central nas suas lutas contra ditaduras. Depois, Scott tornou-se diretor técnico da PeaceNet, uma rede de ativistas pela paz dos EUA nascida em 1985, que se fundiu um ano depois com a rede ambientalista EcoNet para formar o Instituto de Comunicações Globais (IGC).

Mitra, fundador da GreenNet, e Mark Graham, um dos fundadores da PeaceNet, vinham discutindo o trabalho conjunto. Em 1988, Scott descobriu por acidente que o GreenNet estava utilizando exatamente o mesmo tipo de computador em que o PeaceNet e o EcoNet funcionavam – um minicomputador Plexus. “Scott preparou um disco de 300 megabytes com todo o software”, disse o ex-diretor da PeaceNet, Geoff Sears, “e transportou-o a Londres para iniciar uma rede transatlântica de comunicações digitais”. Foi assim que nasceu um dos primeiros sistemas de comunicação entre continentes operado por ONGs, lembra Brian Martin Murphy, um acadêmico canadense que acompanhou de perto o desenvolvimento da APC desde meados da década de 1990.

A Community Data Processing evoluiu para PeaceNet, para o IGC e para a rede mais ampla da APC. E a cada iteração organizacional, as sementes que Scott plantou continuaram a florescer e mais pessoas em todo o mundo foram beneficiadas.

Em 2001, Scott ingressou na Benetech como administrador de sistemas sênior, onde desenvolveu sistemas inovadores de análise e gerência de dados. Scott projetou, construiu e operou servidores e sistemas de armazenamento Unix e GNU/Linux por 25 anos.

Ele é lembrado por seus colegas como uma lenda do software livre, uma pessoa generosa e gentil que, juntamente com seu trabalho técnico, era um professor talentoso que regularmente compartilhava com todos seu conhecimento enciclopédico de técnicas de sistemas operacionais. Scott também foi um marido dedicado, que prestou um cuidado extraordinário à sua parceira Jo-Anne nos últimos anos de sua vida.

 

"Scott esteve entre as pessoas-chave na criação da APC e no suporte técnico para nossas 'aventuras' com o AlterNex e Eco'92 no início dos anos 90. Scott era 'um hacker de ponta' nas palavras de nosso colega Saliel Figueira Filho, que liderou a equipe técnica brasileira no projeto Eco'92. Mas ele foi muito mais do que isso – um companheiro fundamental na jornada para universalizar a comunicação e a informação".
 -- Carlos A. Afonso, que também fez parte da fundaç
ão da APC pelo AlterNex e o Ibase.

A lembrança que me vem à cabeça é: estar no IGC com Scott e depois vê-lo pular, dizendo: 'Preciso consertar um servidor em Mountain View.' Foi provavelmente a minha primeira viagem a São Francisco -- que considerei um lugar mágico cheio de ativistas tecnológicos, graças ao conhecimento de Scott. Centenas de viagens e mais de duas décadas depois, conheci muito de São Francisco. Apesar de toda a ganância e olhar para o umbigo na superfície, ainda parece que a magia ativista está lá, nos cantos, latente. Quando penso nisso, penso em Scott.”
 -- Mark Surman

"É com imensa tristeza que compartilho com vocês uma das minhas poucas e mais preciosas lembranças de Scott. Ele juntou-se a nós em 1993 para a Oficina Internacional da Interdoc sobre Redes de Baixo Custo, realizado na Universidade Islâmica, Kuala Lumpur, em julho de 1993. Quando ele não estava compartilhando histórias conosco no complexo de hóspedes masculinos, eu o encontraria em um PC, compartilhando sua experiência generosa com os numerosos projetos que surgiram na região da Ásia-Pacífico. Lembro-me de Scott como um homem gentil e profundamente sensato que levou, ao que tudo indica, uma vida intensa e realizada a serviço do bem comum...”
 -- Andrew Garton

"Scott era um ser humano incrível em muitos aspectos. Lembro-me de seu bom senso de humor, risada profunda, amor pela vida, dedicação às causas e de ser uma pessoa divertida de se conviver. Tive o privilégio de trabalhar com ele desde entre 1991 e 1997 no IGC. Ele conseguia explicar coisas altamente técnicas para aqueles de nós que não tinham esse treinamento sem nos fazer sentir menos hábeis. Adoro a frase que Cindy Cohn escreveu: 'Ele era infinitamente generoso.' Lembro-me dele com um sorriso e um grande coração. Descanse em paz, Scott!"
 -- Marta Loughridge

 

Em anexo um artigo sobre Scott Weikart na Network World, 1992.

 

Texto adaptado do obituário publicado pela APC:
 
https://www.apc.org/en/news/farewell-one-indispensable-ones-scott-weikart

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.