
O Nupef teve a oportunidade de participar de conversas com a equipe de transição do governo eleito recentemente.
Colaboramos com a produção do documento do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas que foi entregue ao GT de Transparência, Integridade e Controle do Gabinete de Transição. Na reunião de entrega, pudemos externar nossa preocupação com a preservação e a recuperação de informações institucionais, sobretudo no que diz respeito aos sites de órgãos públicos.
Leia um trecho do documento sobre o tema:
Com a migração de sites da administração pública federal para o domínio gov.br, iniciada em julho de 2019 por determinação do Decreto 9.756/2019 21, observa-se a proliferação de links quebrados e lacunas de informações sobre órgãos públicos relativos a períodos anteriores à migração, o que prejudica significativamente o monitoramento de políticas públicas e a compreensão sobre a atividade do poder público.
É necessário que o novo governo:
– Apure, nos órgãos e entidades da administração pública federal, eventual perda ou não-registro de dados e documentos
– Verifique a existência de backups das versões imediatamente anteriores à migração de cada site para o gov.br.
– Determine que cada órgão da administração pública federal cujo site tenha migrado para o gov.br garanta que todas as informações contidas no site anterior estejam presentes no novo site, estabelecendo prazo razoável para tal.
Além disso, ajudamos a reforçar a importância do acesso à informação sobre questões ambientais no Acordo de Escazú. O tratado internacional ganhou um item no documento, e Joara Marchezini, coordenadora de projetos do Nupef e atual representante do público do Acordo, falou sobre a importância da ratificação do documento pelo país.
Acesse o documento completo enviado para o GT de Transparência aqui.
Também estivemos na conversa híbrida realizada pela Coalizão Direitos na Rede, da qual fazemos parte, com parte da equipe de Transição voltada para a área de comunicações.
Aqui é possível ler a Carta Aberta sobre Comunicação Democrática para o novo governo.
E aqui o Diagnóstico sobre a Universalização do Acesso à Internet no Brasil, enviado também para a equipe de transição do setor.
Que 2023 venha com uma participação cada vez mais sólida da sociedade civil nos temas que preocupam os cidadãos!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.