Tecnologias livres na Amazônia: Nupef avança em testes de conectividade em áreas de floresta

18 março, 2026

Ampliar o acesso à Internet em territórios de floresta exige soluções tecnológicas adaptadas a contextos de baixa infraestrutura e vegetação densa. Com esse foco, o Instituto Nupef vem avançando em pesquisas e experimentações com tecnologias Sub-GHz, que operam em frequências abaixo de 1 GHz e permitem maior alcance de sinal em áreas como a Amazônia.

Em janeiro, a equipe de tecnologia do Nupef esteve no Pará para uma série de atividades de campo. Entre os destaques, está a parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém (PA), onde está prevista a instalação de equipamentos para testes com a tecnologia TV White Spaces (TVWS).

Equipe do Nupef no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá)

“Com esses equipamentos, vamos avaliar o desempenho do enlace atravessando a densidade da floresta amazônica até as comunidades próximas. Uma delas foi selecionada para receber a CPE, que fará a recepção do sinal”, explicou Zeilane Conceição, integrante da equipe de tecnologia do Nupef. A CPE, em inglês Customer Premises Equipment, é a “porta de entrada” da Internet, ou seja, é o equipamento que recebe o sinal de Internet de um ponto da rede e o distribui localmente, geralmente via Wi-Fi.

Ainda em Belém, foram realizadas análises técnicas e registros com drone da área prevista para instalação, além da avaliação da viabilidade do enlace entre o parque e a comunidade que deverá receber o sinal.

Visita à comunidade Guajará Miri
Vista aérea

Diálogo com a comunidade – Além dos testes técnicos, a iniciativa inclui o diálogo direto com as comunidades envolvidas. A equipe visitou a comunidade Guajará Miri, território selecionado para receber a CPE. Com apoio da liderança local Carlos Teles, foi possível compreender as condições locais e discutir possibilidades de participação na implementação.

Esse contato inicial é considerado fundamental para o reconhecimento técnico do território, a avaliação do interesse da comunidade e a construção conjunta de estratégias de uso da conectividade, alinhadas às necessidades locais.

Saiba mais – As ações integram o projeto apoiado pelo programa Building Opportunities/Leveraging Technologies Grant Program, da Internet Society Foundation (ISOC Foundation), e combina testes técnicos em ambiente de floresta com articulação direta com comunidades locais.

Anexo

Inscreva-se na
nossa Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.