Pular para o conteúdo principal

Nasce a Aliança para Criptografia na América Latina e Caribe – AC-LAC

Nasce a Aliança para Criptografia na América Latina e Caribe – AC-LAC

Fonte: AC-LAC -- Por Walter Kanqui -- 13-10-2021

A Aliança para Criptografia na América Latina e Caribe (AC-LAC) foi estabelecida como uma plataforma para a construção coletiva de capacidades e de conhecimento, tendo a criptografia como ferramenta essencial para promoção e proteção da segurança e do respeito aos direitos humanos fundamentais na região, como a liberdade de expressão e a privacidade. Essa aliança regional busca avançar em uma agenda proativa para promover e defender a criptografia na América Latina e Caribe, que gere e fortaleça um ecossistema de confiança, segurança e estabilidade das tecnologias da informação e comunicação (TICs), como a infraestrutura crítica da Internet, seus aplicativos e serviços.

Composta por 14 organizações da sociedade civil, comunidade técnica, acadêmica e setor privado em diferentes países da região, a plataforma busca articular esforços com diferentes iniciativas em nível global, regional e nacional, gerando espaços de intercâmbio e mobilização diante do impacto do enfraquecimento da criptografia sobre direitos e segurança.

De naturezas e interesses diversos, além de representativos da sociedade, as organizações-membros participantes da iniciativa são: Access Now, ALAI, APC; Artigo 19; Coalizão Direitos na Rede (CDR); Derechos Digitales; EFF; Fundación Karisma; IP.rec; IRIS; ISOC Brasil; NIC.br; R3D. A iniciativa eLAC participará como membro observador. O espaço está aberto para receber mais associados que compartilham os princípios e ideias da Aliança.

Na próxima quinta-feira, 21 de outubro, às 17: 00 (UTC), no âmbito do Dia Global da Criptografia (Global Encryption Day), a Aliança para a Criptografia na América Latina e Caribe apresentará sua agenda regional pró-criptografia, acompanhada por suas 14 organizações-membro, e realizará um evento ao vivo e aberto a todo o público, com o intuito de divulgar de forma aberta o motivo de sua existência e a importância da criptografia para uma Internet mais segura. Conheça a programação aqui

AC-LAC conta com o Instituto para o Desenvolvimento Digital da América Latina e Caribe (IDD LAC) que realiza os trabalhos de secretaria.

Siga-nos em nossas redes sociais no Twitter: @aclac_alianza e LinkedIn: AC-LAC ou visite nosso site https://ac-lac.org para mais informações.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.