Seminário com Dan Shefet - Rio de Janeiro

Dan Shefet (AID) e Graciela Selaimen (Fundação Ford)​As pesquisas recentes sobre o uso indevido de perfis de usuários do Facebook para influenciar as eleições presidenciais de 2016 nos EUA e o plebiscito do Brexit de 2017 na Grã-Bretanha acrescentam mais uma camada de preocupações acerca do uso de Internet no mundo. Já há vários anos, a crescente radicalização de discursos na Internet, verdadeiros ou não, vêm preocupando governos e cidadãos em todo o mundo, e suscitando acirradas discussões sobre possíveis alternativas de contraposição a esse fenômeno. Propostas incluem desde soluções tecnológicas (provavelmente necessárias mas insuficientes) até a criação de uma “ouvidoria” internacional Internet, passando pela criminalização e pesada aplicação de multas em casos comprovados de “fake news”.

Este Seminário busca aproveitar a visita de Dan Shefet ao Brasil, e visa propiciar um debate aprofundado sobre o mau uso da Internet no mundo, envolvendo especialistas atuantes nos diversos temas envolvidos. O foco central do evento será uma apresentação detalhada das tendências sobre esse tema na União Europeia, em contraste com tendências em outras regiões e países, notadamente os EUA e a China, dois polos opostos no que se refere ao futuro da Internet mundial.

O Seminário, que teve eventos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2018, ocorreu às vésperas da realização da “The Hague Summit for Accountability & Internet Democracy”, que terá lugar em Haia no dia 31 de maio de 2018, sob os auspícios da Prefeitura de Haia, da Unesco, da UIT e da Association for Accountability and Internet Democracy – AAID.

O Nupef participou da organização do evento no Rio de Janeiro, onde contou com o apoio da Fundação Ford, que gentilmente cedeu espaço para o encontro.

Os arquivos de áudio do evento podem ser obtidos aqui: https://nuvem.social/index.php/s/gPVsl59MGT1rcIv

Portal do evento: http://www.i2030.info/fakenews/